A resposta sueca ao Unimog alemão será leiloada em Paris

Mercado 04 Fev 2020

A resposta sueca ao Unimog alemão será leiloada em Paris

No final dos anos 50 a Volvo desenvolveu um automóvel para preencher um vazio existente no exército sueco, que não tinham nenhum veículo todo-o-terreno ligeiro. No final, este veículo militar ficou parecido com o Unimog alemão, ao contrário dos Land Rover e Jeep, o L2304 e o L3314 têm a cabine posicionada em cima do eixo da frente e do motor, maximizando assim a a área de carga e melhorando a visibilidade do condutor.
 
Em 1959 a Volvo inicia a produção do L2304, entregando 90 exemplares ao exército. Em 1963 a Volvo aperfeiçoou o anterior modelo, lançando o L3314, produzido em mais de 8.000 unidades até 1970. O sucesso destes modelos deveu-se às excelentes capacidades todo-o-terreno, fiabilidade e o fácil acesso a certas peças.
 
O motor utilizado inicialmente foi o B16, passando para o B18 e acabou no melhor motor, o B20. Todos eles de quatro cilindros em linha, com bloco e cabeça em ferro fundido e duas válvulas por cilindro activadas através de hastes. Estes motores também foram utilizados noutros modelos da marca sueca, como no Volvo Amazon e P1800. Os eixos da frente e traseiro, assim como a caixa de velocidades também saíram de outros modelos Volvo, no entanto, a caixa de transferência teve de ser desenvolvida de raiz, já que a Volvo não tinha nada idêntico nos seus modelos. O eixo traseiro tem bloqueio de diferencial e a caixa de transferências tem a possibilidade de seleccionar mudanças altas e baixas. Apesar de não ser rápido em estrada, a sua velocidade máxima fixava-se nos 110 km/h, era bastante eficaz fora dela, o que era o seu propósito.

 
O chassis do Volvo L3314 é de longarinas, construído em aço, com uma carroçaria construída no mesmo material, aparafusada nele. Vários tipos de carroçaria estavam disponíveis, como as versões com tecto rígido, tecto de lona, entre outras, incorporando até armas antitanque.
 
Para além do exército sueco, os Laplander, como ficaram conhecidos nas versões civis, forneceram outros exércitos, como o da Holanda, Noruega e Arábia Saudita, com este último a receber um modelo especialmente modificado e próprio para o seu clima.
 
O exemplar presente neste artigo, com o chassis número 3391, é a versão L3314-H-T, ou seja, a versão com tecto rígido de 1965, acreditando-se que tenha sido entregue novo ao exército sueco. Foi totalmente restaurado na Áustria, entre 2013 e 2016, estando agora no Reino Unido e apresentando-se num excelente estado. Esta quinta-feira, dia 6 de Fevereiro, a Bonhams irá oferece este exemplar em leilão, no evento Les Grandes Marques du Monde au Grand Palais, em Paris. A leiloeira estima que seja vendido entre os 20.000 e os 40.000 euros.
 

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Bonhams Volvo L3314


PARTILHAR:

Mais Populares

Deixe um comentário

avatar