Automobilia 20 Jan 2020

“Ferrugem no sangue”: As histórias do outro lado do Atlântico chegam a Portugal

O jornalista e escritor Irineu Guarnier e o advogado, músico e fotógrafo Eduardo Scaravaglione, correspondentes do Jornal dos Clássicos no Brasil, acabam de lançar no país dois livros sobre clássicos: “Paixão Sobre Rodas – 40 Anos do Veteran Car Club do Brasil/Rio Grande do Sul” e “Ferrugem no Sangue – Histórias de Carros Inesquecíveis”. Após os lançamentos oficiais e várias sessões de autógrafos, os livros começam a chegar às principais livrarias do Sul do Brasil.
 
“Paixão Sobre Rodas” vai muito além da história de um dos mais antigos e bem sucedidos clubes de coleccionadores do país. Aborda a trajectória do automobilismo brasileiro desde as suas origens, a partir da chegada do primeiro automóvel a Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, onde vivem os autores. O automóvel francês De Dion Bouton, importado por um eminente empresário local, desembarcou no cais da cidade desmontado, em quatro caixas de madeira, no ano de 1906. Na época, ninguém sabia conduzi-lo. A primazia coube a um prisioneiro da cadeia local – um imigrante italiano que fora chofer e mecânico na Europa. As primeiras competições de automóveis também fazem parte do livro, ricamente ilustrado por fotografias a cores.
 

 
“Ferrugem no Sangue” é uma descontraída colectânea de artigos e reminiscências sobre automóveis publicadas pelo escritor Guarnier Filho em jornais, revistas e blogues brasileiros, além de crónicas publicadas no Jornal dos Clássicos. Embora a expressão “ferrugem no sangue” seja mais conhecida por coleccionadores e aficionados brasileiros para definir sua paixão por veículos antigos, o livro destina-se a um público amplo, desde o tradicional coleccionador até àqueles que apenas torcem o pescoço na rua quando vêem um automóvel clássico passar.
 
A obra trata de automóveis que marcaram época, design e designers, sucessos e fracassos da indústria automóvel mundial, experiências pessoais do autor – que já restaurou automóveis antigos – e curiosidades ligadas ao automobilismo. E especula sobre o futuro da mobilidade num mundo cada dia mais preocupado com a sustentabilidade ambiental.
 
“São dez anos de reflexões sobre o papel dessas máquinas incríveis na cultura contemporânea e em nossas vidas ”, resume Guarnier Filho. Para o presidente do Veteran Car Club do Brasil/RS e autor das fotos do livro, Eduardo Scaravaglione,o difícil foi seleccionar, entre um acervo de mais de cinco mil imagens, as fotografias que compõem os dois livros. “Essas fotos contam boa parte da história do automóvel no Brasil e no mundo”.
 
“Ferrugem no Sangue” e “Paixão Sobre Rodas” já se encontram à venda em Portugal e a sua aquisição poderá ser feita na livraria Ascari.


TAGS: Eduardo Scaravaglione Ferrugem no Sangue Irineu Guarnier Paixão Sobre Rodas


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment