Como começar uma colecção de miniaturas automóvel

Automobilia 15 Jan 2020

Como começar uma colecção de miniaturas automóvel

Por Vítor Madeira

Dizíamos na nossa última publicação sobre esta temática que não existia propriamente um manual do coleccionador nem um checklist de regras que, de forma sistemática, diga o que deve fazer antes de começar a sua colecção de miniaturas de automóveis. Mas que previamente deve fazer algumas opções, disso não temos dúvidas, sob pena de transformar a sua colecção numa infindável miscelânea.
 
Propúnhamo-nos então dar-lhe a conhecer algumas opções que julgamos adequadas para iniciar essa tarefa, ainda que, sem a pretensão de excluir outras que possam ser tão válidas quanto estas.
 
Ora vejamos. O ponto de partida será definir um tema, sendo que este factor varia de acordo com o gosto do coleccionador, mas também com o que está disposto a gastar com o seu hobby.

 
Essa segmentação pode ainda evitar uma compra desordenada e compulsiva que, mais tarde ou mais cedo, o vai fazer perder sentido crítico.
 
Em matéria de temas eles são muito vastos, o que vai levá-lo a pensar muito bem antes de iniciar a sua colecção.
 
Eis algumas hipóteses a considerar.
 
Por escala
 
Quando se fala em escala fala-se no tamanho das miniaturas, mas também no nível de detalhe das mesmas. Quanto menor a escala, maior será esse detalhe. As escalas mais usuais no coleccionismo são: 1/87, 1/64, 1/43, 1/32, 1/24 e 1/18. Significa isto que 1/87, por exemplo, representa que o modelo é 87 vezes mais pequeno do que o original.
 
Não se pode inferir daqui qual a melhor escala para coleccionar, é óbvia e naturalmente uma escolha pessoal.
Por marca de automóvel
 
Essencialmente para aqueles que são fãs de uma determinada marca de automóveis. Arrisco em dizer que 50% dos que abraçam esta temática são apaixonados pela Ferrari assentando aí o seu espólio coleccionador. Em regra quem faz esta opção não tem limitação de escala.
 
miniaturas1
Por modelos de série
 
Colecção complexa por se tornar muito vasta uma vez que a produção real de automóveis, ano após ano, vai introduzindo no mercado muitos e variados modelos, tornando-a assim de difícil actualização. Convém aqui realçar que nem todos os modelos de automóveis são reproduzidos em miniatura.
 
Por estilo
 
Existem vários estilos de miniaturas automóvel, sendo que, o que os pode diferenciar será a sua estrutura e/ou finalidade de uso. Estamos a falar de carros militares, de polícia, bombeiros, entre outros. Esta temática é muito interessante atenta a especificidade de personalização de cada veículo, conforme o respectivo país de origem, mas contudo pouco desenvolvida pelos fabricantes de miniaturas.
 
Todos, ou um dos estilos, a opção é sua.
 
De competição
 
No mundo da competição automóvel, retractado nas miniaturas, as hipóteses são várias, pode optar entre automóveis de rally, 24 horas Le Mans, Fórmula 1 ou outra que o seu gosto defina.
 
Filmes e séries
 
Tema centrado na reprodução de miniaturas de automóveis em que eles próprios foram personagens em filmes e séries. Do Aston Martin DB5 de James Bond no filme 007 Goldfinger ao Lincoln Continental de Don Corleone no filme The Godfather, quem não se recorda do seu protagonismo? Também aqui as opções são vastas.
 
Por época
 
Cada época teve o seu momento muito próprio em matéria de design de automóveis, do seu simbolismo, mas também marcado pela inovação da respectiva indústria. O fabrico de automóveis nos anos 40 em plena Segunda Guerra Mundial, os grandes avanços tecnológicos registados na década de 50 ou ainda os loucos anos 60, são épocas passiveis de ser retractadas por um coleccionador sensível a esta temática.
 
miniaturas2
Por fabricante
 
Para os apaixonados por um determinado fabricante, seja pela qualidade dos modelos, pela fidelização das réplicas ou por qualquer outra razão, encontramos verdadeiros entusiastas da Dinky Toys, Corgi Toys, Matchbox, Solido ou Vitesse, isto para falarmos apenas em alguns dos mais antigos.
 
Há fabricantes que produzem miniaturas destinadas exclusivamente a coleccionadores.
 
Diorama
 
Trata-se de uma área do coleccionismo baseada na apresentação da miniatura automóvel enquadrada, com algum detalhe, em cenas reais, sejam elas uma simples paisagem ou uma oficina de automóveis. É muito frequente ver dioramas associados a miniaturas da temática de filmes e séries.
 
Estas são algumas dicas que partilhamos, contudo nunca se esqueça que, essencialmente, a sua colecção tem de fazer sentido para si, a satisfação que a mesma lhe possa dar independentemente do número de unidades que tem, do seu valor monetário ou do que terceiros pensem.
 
Coleccionar miniaturas automóvel para além de se constituir como uma excelente terapia ocupacional é também uma fonte de informação e cultura.
 
Está lançado o repto… Mãos à obra!



PARTILHAR:

3
Deixe um comentário

Please Login to comment
2 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Joao MotaVítor MadeiraPedro Ramos de Carvalho Recent comment authors
Joao Mota
Visitante
Joao Mota

Eu colecciono so Citroen’s, modelos ate aos anos 80/90, tenho diversas escalas como mencionado no artigo, 1/87, 1/43, 1/24, 1/18, 1/12, 1/8, a minha escala favorita e 1/18, pelo pormenor que da sobre o modelo que a miniatura retrata, se bem que o espaco e sempre um problema. Tenho tambem modelos para construir, e ainda uma coleccao com algumas Vespas, e camioes antigos, mas a minha “coleccao”do coracao e mesmo a Citroen. No notal das 3 devo andar pelas 800 miniaturas tambem

Pedro Ramos de Carvalho
Visitante
Pedro Ramos de Carvalho

Especificamente falando a minha colecção não é nenhuma das enunciadas. Por modelo. Eu faço colecção exclusivamente de Citroën 2CV. (ok também tenho uma outra coleção de Fabricante (Hot wheels) e outra temática (WRC)). Mas a principal, + de 600, é exclusivamente de Citroën 2cv.

Vítor Madeira
Visitante
Vítor Madeira

É também uma opção, presumo que neste caso utilize várias escalas.
É um número muito considerável para um único modelo.