Os 10 artigos mais populares de 2019

Clássicos 03 Jan 2020

Os 10 artigos mais populares de 2019

Entre leilões, colecções, eventos, automóveis tão incríveis quanto estranhos e histórias que fazem as maravilhas de qualquer petrolhead, o Jornal dos Clássicos publicou 1.123 artigos ao longo do ano de 2019.
 
Os primeiros dias após a viragem do ano são propícios a balanços do ano que findou, depois de dar conta dos momentos mais marcantes do universo dos clássicos a nível nacional e internacional, o Jornal dos Clássicos recorda os dez artigos mais lidos em 2019.

#1 Lote de VW Carochas raros descoberto em armazém abandonado


 
É mais raro aparecer um celeiro que tem uma grande variedade de modelos clássicos, principalmente quando foram todos construídos entre os anos 30 e 60. E muitos deles são uma colecção de Volkswagen Carocha da série original, quando ainda tinham o vidro traseiro separado em dois (conhecido como split window). Recorde esta história aqui.

#2 RM Sotheby’s leiloa colecção portuguesa de 130 automóveis na Comporta


 
Foi no passado dia 21 de Setembro, que o mercado de automóveis clássicos em Portugal assistiu a algo inédito, o leilão da Colecção Sáragga, composta por 130 automóveis que cobriam mais de um século da história da indústria automóvel. A estreia da RM Sotheby’s em Portugal não poderia ter sido melhor, com todos os lotes arrematados, a venda da colecção portuguesa gerou 10.191.425,00 milhões de euros. Leia o artigo na integra aqui.

#3 Os clássicos escondidos sob a cidade de Nápoles


 
Estes automóveis clássicos estão a cerca de 150 metros de profundidade, debaixo da cidade de Nápoles, em Itália. E como é que foram aqui parar? Descubra aqui.

#4 911 HLS, o Porsche mais raro (e estranho) de sempre


 
Com dois anos de produção, o 911 era imbatível face aos adversários de motor de 2000 cc, e era capaz de lutar de igual para igual contra alguns modelos maiores. Assim, a administração da marca alemã resolveu enviar um dos seus 911 para a Universidade de Aachen. A missão destes era melhorar o modelo compacto, com uma verdadeira derivação em formato coupé. Descubra qual foi o resultado final aqui.

#5 Subarus abandonados em stand desde os anos 90


 
O concessionário fechou portas nos anos 90 quando a concorrência começou a importar modelos semelhantes, factor que aliado à crise que assolou a pequena ilha do Mediterrâneo ditou o seu encerramento, no seu interior foram deixados vários modelos dos anos 80 e 90 da marca japonesa Subaru, alguns deles com zero quilómetros. Recorde esta história aqui.

#6 Maserati 5000 GT Coupe descoberto no deserto vai a leilão


 
O Maserati 5000 GT Coupe foi construído por encomenda para o Xá da Pérsia, Mohammad Reza Pahlavi, pois este queria um Maserati 3500 GT com o motor V8 de 4937 cc, com cerca de 325 cv proveniente do Maserati 450S de competição. Somente 34 automóveis foram construídos com estas especificações. Recorde aqui a história do único 5000 GT produzido pela Ghia e que foi encontrado no deserto.

#7 A extraordinária colecção de automóveis de Jay Leno


 
Com mais de 130 automóveis e inúmeras moto, a colecção de Jay Leno é considerada como uma das mais valiosas do mundo, esta colecção que se encontra guardada num hangar ao pé do aeroporto, na Califórnia, tem literalmente de tudo. Veja com os seus próprios olhos aqui.

#8 Recorde aqui todos os vencedores do concurso “Carro do Ano” desde 1964


 
O concurso europeu “Carro do Ano” nasceu em 1964 e trouxe consigo alguns vencedores e vencidos surpreendentes ao longo dos seus 56 anos. Desde o olvidável Fiat Bravo ao inesquecível Porsche 928, relembre aqui todos os os vencedores do concurso ao longo de mais de meio século de competição, de 1964 a 2019.

#9 O monstruoso Snow Cruiser perdido na Antártida


 
O Antarctic Snow Cruiser Project foi o resultado de um ambicioso projecto de engenharia, desenhado e construído em Chicago, de 1937 a 1939, sob a supervisão de Thomas Poutler, na The Research Foundation of the Armour Institute of Technology. Leia o artigo na integra aqui.

#10 Colecção de Ferraris permaneceu abandonada num descampado por quase dez anos


 
A história por detrás do abandono destes belos Ferrari, é bastante trágica. Os 13 exemplares da marca do cavallino rampante pertenciam a um advogado de renome. Infelizmente, em 2011, foi-lhe diagnosticada uma doença grave e, antes de começar os tratamentos, pagou para guardar os automóveis num armazém. Com o início dos tratamentos, alguns pagamentos ficaram por fazer e, por isso, os Ferrari foram “despejados” do armazém e postos num campo. Recorde esta história aqui.



PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment