Quando 22 Austin A40 foram lançados ao mar em Vancouver

Clássicos 27 Dez 2019

Quando 22 Austin A40 foram lançados ao mar em Vancouver

Em 1952, 22 exemplares do Austin A40 novos foram lançados ao mar em Vancouver, mais propriamente em English Bay (Colômbia Britânica), no Canadá. Mas qual foi o motivo para tal acção?
 
O pequeno Austin A40 está equipado com motor de quatro cilindros em linha de 1.2 litros e com 40 cv de potência às 4200 rpm. Estava disponível nas carroçarias berlina, descapotável, carrinha e pickup, sendo bastante popular em vários países do Mundo, incluindo o Canadá, tornando-se o modelo britânico mais exportado de sempre.
 
Em 1932 a Fred Deeley Motors tornou-se representante oficial da Austin Motor Cars, vendendo tão bem que a própria Austin começou a produzir automóveis específicos para o mercado, com volante na esquerda. Era, sem sombra de dúvida, o distribuidor de maior sucesso na Colômbia Britânica, duplicando as vendas de ano para ano. Em Agosto de 1951, Deeley organizou uma grande exposição de dez dias da Austin, em Vancouver, com a presença dos representantes da marca.
 
Foi então que, a 28 de Abril de 1952, o rumo favorável mudou, pois o barco holandês Dongedy, que transportava 50 Austin A40 incendiou-se no porto de Vancouver. Os bombeiros, de forma a extinguir as chamas o mais depressa possível, utilizaram água salgada para combater o incêndio, danificando os vários automóveis que não foram destruídos pelo fogo.
 
Vários dias após o incidente, os executivos da Austin tomaram a decisão de que não queriam que esses automóveis fossem vendidos, isto para os clientes não adquirirem um automóvel que tivesse sido reparado e depois tivesse vários problemas, manchando a credibilidade da marca britânica.
 
Assim, no dia 9 de Maio, os 22 Austin A40, já sem os seus pneus, baterias e outras peças, foram carregados num barco e descarregados no mar, em Burrard Inlet, perto de English Bay. Robert O. Bentley esteve presente e documentou, com fotografias, o acontecimento, fazendo hoje parte da colecção Dominion Photo Studio, presente na Biblioteca Pública de Vancouver.
 

Austin-Car-Dump(2)
Austin-Car-Dump(1)
Austin-Car-Dump(3)
Austin-Car-Dump(4)
Austin-Car-Dump(5)
Austin-Car-Dump(6)
Austin-Car-Dump(7)
Austin-Car-Dump(8)
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Austin-Car-Dump(2)
Austin-Car-Dump(1)
Austin-Car-Dump(3)
Austin-Car-Dump(4)
Austin-Car-Dump(5)
Austin-Car-Dump(6)
Austin-Car-Dump(7)
Austin-Car-Dump(8)
previous arrow
next arrow
Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube