Mercado • 02 Dez 2017
Mercado • 18 Dez 2019
RM Sotheby’s leva par histórico de modelos Bugatti a leilão em Paris
A RM Sotheby’s anunciou a adição de um Bugatti Type 57C Stelvio ao seu leilão anual em Paris. Este Bugatti pré-guerra altamente desejável junta-se a uma selecção de outras fabulosas “Grandes Routières” francesas para a venda na capital francesa, que inclui outro Bugatti histórico, um Type 23 historicamente significativo, e um trio de exemplares Delahaye já anunciados pela leiloeira. Estes titãs do design francês, juntamente com uma extraordinária variedade de mais de 80 automóveis, estarão presente no Place Vauban, no dia 5 de Fevereiro, durante a Rétromobile.
O Bugatti 57C Stelvio de 1938 chega a Paris após uma longa e ilustre história de propriedade, principalmente em França e na Alemanha. Este exemplar, com o número de chassis 57737, foi produzido pela ábrica da Bugatti em Molsheim, ao lado de outros modelos contemporâneos, como o Type 46 e o Type 49, e terminado pelo lendário construtor de carroçarias Gangloff. Sendo um dos quatro veículos produzidos pela Gangloff na época, este Bugatti beneficia da assinatura clássica da marca no seu design.
O primeiro proprietário deste Bugatti, o francês Roland du Pouget da cidade de Saint-Malo , registou o automóvel a 24 de Maio de 1939. A Segunda Guerra Mundial foi declarada quatro meses depois, em Setembro de 1939, e o automóvel foi tomado pela forças alemãs que ocupavam Saint-Malo. A cidade foi fortemente bombardeada pelos Aliados, mas notavelmente, o automóvel permaneceu incólume e voltou a reunir-se com Roland, Nos anos que se seguiram à guerra, o automóvel foi esporadicamente utilizado nos meses de Verão até que du Pouget vendeu o automóvel em 1961. O automóvel passou pelo seu primeiro restauro, mudando-se para Nantes, e participou na edição de 1967 do Rally Paris-Nice com o número 47.
O automóvel mudou de mãos em França uma vez mais, antes de ser adquirido pelo coleccionador alemão Uwe Hucke e esteve em exposição num museu em Hamburgo até 1983, ano em que foi comprado por outro coleccionador alemão da cidade de Melle. Permaneceu na garagem deste coleccionador por mais de 30 anos até ser adquirido pelo actual proprietário em 2016.
Também será oferecido em leilão um Bugatti Type 23 de 1925. Produzido em azul e com quatro lugares, o automóvel recebeu uma nova carroçaria nos anos 50 numa cor diferente. Posteriormente voltou à sua cor original, na qual se apresenta à venda em Paris. O Type 23 assume a forma do famoso Type 13, considerado o verdadeiro primeiro modelo da Bugatti, e é reivindicado como o primeiro motor de múltiplas válvulas já produzido.