10 bons automóveis injustamente esquecidos

Clássicos 02 Dez 2019

10 bons automóveis injustamente esquecidos

Por muito bom que um automóvel seja, algumas vezes até os melhores modelos caem no esquecimento, proscritos para os livros de história. Seja pelo insucesso de venda, ou pela falta de apelo que despertem no público, muitos automóveis passam ao lado de grandes carreiras como clássicos de culto. Mas isto não significa que sejam maus automóveis, como esta lista prova.
 
10 – Peugeot 309 GTI
 
peugeot309gti

 
Eclipsado pelo sucesso do Peugeot 205 GTI, o 309 GTI tem passado despercebido pelo radar dos coleccionadores. Porém, com a subida dos preços dos bons 205 GTI, os 309 GTI começam a ser de novo considerados como bons investimentos. Um excelente automóvel para se conduzir, com potencial de valorização.
 
9 – Mitsubishi Galant VR4
 
mitsubishi-galant-vr4
 
Definido pelo seu magnífico motor, o Mitsubishi Galant VR4 utilizava um V6 biturbo com dupla árvore de cames à cabeça e 24 válvulas. Porém, o sucesso da série Lancer Evo determinou-lhe uma carreira sóbria.
 
8 – TVR T350
 
tvr-t350
 
Feito com base no excelente TVR Sagaris, este pequeno roadster inglês era tudo menos acanhado. De série o T350 vinha completo com a típica sonoridade TVR, sendo capaz de prestações verdadeiramente impressionantes.
 
7 – Lotus Elan M100
 
lotus-elan-m100
 
Sucessor do mítico Elan da década de 70, o Elan M100 surpreendeu o mundo pelo uso de tracção dianteira. Fiel aos pergaminhos de comportamento em curva da marca inglesa, o M100 mantém-se como um excelente automóvel para se conduzir rápido, mas menos popular que o Mazda MX-5.
 
6 – Mitsubishi Starion
 
mitsubishi-starion
 
Bastante desportivo para o seu tempo, o Mitsubishi Starion foi claramente afectado pelo sucesso de modelos mais populares tais como o Toyota Supra, o Mazda RX-7 ou o Nissan 300ZX.
 
5 – Volkswagen Corrado VR6
 
volkswagen-corrado-vr6
 
Este modelo poderia estar mais acima na lista, mas ultimamente tem vindo a ganhar adeptos. No entanto, durante anos o VW Corrado VR6 foi ignorado, mesmo possuindo um excelente chassis.
 
4 – Ford Racing Puma
 
ford-racing-puma
 
A Ford sempre teve modelos rápidos, como o Sierra Cosworth ou o Escort Cosworth. Porém, no caso do Racing Puma, a Ford conseguiu produzir um modelo que prometia bastante, mas que ficava aquém na mecânica (a mesma que a utilizada pelo Puma 1.7) e tinha um preço exorbitante. Actualmente estes modelos são bons investimentos se forem comprados abaixo dos 10 000 euros.
 
3 – Porsche 968 Club Sport
 
porsche-968-club-sport
 
Agraciado na época com os prémios de “Performance Car of the Year” e “Best Handling Car of the Year 1993”, o Porsche 968 Club Sport viu a sua popularidade descer devido ao sucesso da restante gama. No entanto, o potencial de valorização deste transaxle é enorme.
 
2 – Subaru SVX/Alcyone
 
ncmdj7_otispty_wci5anw
 
Um tremendo desastre de vendas, mas um automóvel impressionante. O seu motor de seis cilindros em linha com 3,3 litros de capacidade tornava-o verdadeiramente desportivo, mas a caixa automática afastou os adeptos dos Subaru de ralis.
 
1 – Reliant Scimitar
 
reliant-scimitar
 
A marca que produziu o Robin de três rodas, também imaginou o Scimitar, um potente desportivo equipado com um V6 de três litros. Um carro elegante, que caiu no esquecimento. Até agora.


TAGS: Ford Racing Puma Lotus Elan Mitsubishi Starion Peugeot 309 Porsche 968 Club Sport Reliant Scimitar Subaru SVX/Alcyone TVR T350 Volkswagen Corrado


PARTILHAR:

Mais Populares

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Castanheira Recent comment authors
Castanheira
Visitante
Castanheira

Artigo interessante, pena ter certamente origem num Mercado que não é o nosso dado que metade dos modelos da lista nunca se vendeu em Portugal.
Seria ainda mais interessante se o artigo fosse feito com base no nosso mercado.
Não concordo que o 968CS seja um carro esquecido e o Elan M100 idem.