Morreu Domingos Piedade, o

Competição 30 Nov 2019

Morreu Domingos Piedade, o “senhor Fórmula 1”

O antigo manager e director desportivo da Fórmula 1 morreu este Sábado, aos 75 anos. Domingos Piedade lutava contra um cancro do pulmão há dois anos e estava internado numa unidade de saúde de Lisboa. Foi uma das maiores figuras portuguesas ligadas ao desporto motorizado e muitas estrelas da competição.
 
Entre os seus vários cargos, contam-se o de manager e director desportivo de equipas de Fórmula 1, director do Circuito do Estoril e vice-presidente da AMG, empresa desportiva vinculada à Mercedes. Foi ainda jornalista e comentador de Fórmula 1 na RTP, onde ficou conhecido como o “senhor Fórmula 1”.
 
“O automobilismo português está de luto”, sublinhou o presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Ni Amorim, em declarações à agência Lusa.

 
Domingos Piedade trabalhou com pilotos como Émerson Fittipaldi, Michele Alborreto, Walter Rohrl e era amigo próximo de Ayrton Senna.
 
O “senhor Fórmula 1” foi responsável pela descoberta do então jovem piloto alemão de karts, Michael Schumacher, e ficou encarregue pela sua carreira até à entrada na Fórmula 1.
 
O jornalista teve ainda um papel importante na entrada de Pedro Lamy como piloto na Fórmula 1 e foi responsável por algumas inovações nas provas de desportos motorizados.
 
Em Portugal, Ni Amorim destacou que Domingos Piedade “ajudou muitos pilotos portugueses”, incluindo o próprio.
 
O presidente da FPAK considera que Domingos Piedade era “uma figura incontornável do automobilismo português”.


TAGS: Domingos Piedade F1 Fórmula 1 Michael Schumacher Pedro Lamy


PARTILHAR:

Mais Populares

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Mário Oliveira Recent comment authors
Mário Oliveira
Visitante
Mário Oliveira

Lamento muito e com muita tristeza, condolências à família, paz à sua alma…..