5 regras essenciais para ter um clássico

Clássicos 29 Nov 2019

5 regras essenciais para ter um clássico

Por Tatiana Ferreira

Tem um automóvel clássico ou está a pensar adquirir um? Deixamos em baixo as cinco regras essenciais para proteger o seu clássico, minimizar os riscos e tirar o máximo proveito do mesmo.

#1 Ter o Certificado de Veículo de Interesse Histórico

O Certificado pode ser utilizado para atestar a qualidade como Viatura de Interesse Histórico, nomeadamente junto das seguradoras em caso de conflito e permite ainda que o veículo circule nas Zonas de Emissões Reduzidas. As certificações de interesse histórico são emitidas em Portugal por três entidades de utilidade pública, o Museu do Caramulo, o ACP Clássicos e o Clube Português de Automóveis Antigos.
 

#2 Ter garagem

A garagem é essencial, seja própria ou emprestada, para proteger o “menino dos seus olhos” dos estragos que possam ser provocados por possíveis intempéries ou pela exposição solar excessiva.
 

#3 Ter assistência em viagem

O temperamento mais sensível dos automóveis clássicos pode pregar-lhe uma partida a qualquer altura, posto isto garanta que tem o serviço de assistência em viagem. Sempre ouvimos dizer que é melhor prevenir do que remediar.

 

#4 Ter um bom seguro

Conduzir um clássico deve ser um prazer e não uma preocupação. Por isso, para além da mecânica revista, é muito importante ter um bom seguro. Actualmente já existem várias seguradoras que têm disponível um seguro específico para veículos clássicos. O mais recente a chegar ao mercado foi o seguro da Fidelidade, que além de segurar o seu mais que tudo em circulação ou quando está guardado, também protege o seu veículo de utilização habitual ou o do seu agregado familiar de eventuais danos provocados pelo seu clássico.
 

#5 Andar no automóvel

O provérbio alemão “rast ich, so rost ich”, leia-se em português “quando eu paro, eu enferrujo”, deve ser levado à letra quando falamos de veículos clássicos, sendo assim não se esqueça do clássico na garagem e dê uma “voltinha” nele com alguma regularidade.
 



PARTILHAR:

Mais Populares

Deixe um comentário

avatar