Ted Wilkinson tem em sua posse um Toyota Corolla TE72 muito especial

Clássicos 06 Nov 2019

Ted Wilkinson tem em sua posse um Toyota Corolla TE72 muito especial

Os automóveis estão presentes na vida de Ted Wilkinson diariamente, já que ele tem uma loja dedicada a tudo o que está relacionado com automóveis e motociclos, a Wilkinson’s Automobilia, em Vancouver, no Canadá. Ted tem ainda uma pequena colecção de automóveis clássicos, composta por um Lotus Elan, um Fiat 500 e um Toyota Corolla TE72 1.8 GT de rali.
 
Este Corolla TE72 foi um automóvel construído para os ralis pela Toyota Canadá, competindo no campeonato de ralis do Canadá assim como no da América do Norte. Aos comandos deste Toyota estava o piloto finlandês Taisto Heinonen, o piloto com mais vitórias no campeonato de ralis canadiano, com cinco no total e todas em modelos da Toyota. Os resultados na época em que competiu são muito bons, com 14 vitórias em 27 ralis.
 
Até aos dias de hoje, conserva a grande parte dos componentes originais da época em que competiu. Utiliza a mecânica e suspensão do Toyota Celica, com melhoramentos elaborados pela Toyota Team Europe. Está equipado com uma caixa W55 de cinco velocidades e relações curtas, embraiagem de duplo disco, travões de disco nas quatro rodas, eixo traseiro flutuante e diferencial 5.9, tudo componentes originais TTE.

 
Quando Ted adquiriu o Corolla TE72, ele estava praticamente como um automóvel de estrada. O anterior proprietário tinha partido o motor original na pista de Westwood. Assim Ted teve de procurar um motor da época para montar e a escolha recaiu sobre o motor 152E 16V da TRD de 2.0 litros de cilindrada, com cárter seco e quatro borboletas individuais na admissão. Este motor foi utilizado pela Toyota em diversos automóveis de competição e tinha como base o motor 18R. A cabeça foi desenhada pela Yamaha e incorporava 16 válvulas, já a injecção mecânica é da Nippondenso. Este motor consegue extrair uma potência na ordem dos 250 a 280 cv às 9000 rpm. Ted encontrou este motor num antigo Corolla AE86 de rali.
 
As jantes montadas são da Panasports, são leves e bastante resistentes para os ralis. O Corolla recebeu também uns alargamentos das cavas das rodas, para assim poder aumentar a largura de vias.
 
Este Corolla TE72 passa a maior parte do tempo na garagem, mas Ted leva-o, por vezes, a ralis de clássicos para o Corolla poder “esticar as pernas”.
 

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
previous arrownext arrow
Slider

 
Fotografias: Rod Chong/Speedhunters


TAGS: Toyota Corolla GT TE72


PARTILHAR:

Mais Populares

Deixe um comentário

avatar