Salão autoClássico abre portas esta Sexta-feira

Eventos 03 Out 2019

Salão autoClássico abre portas esta Sexta-feira

O salão autoClássico, um dos grandes eventos da península Ibérica no mundo dos veículos clássicos, que decorre na Exponor, no Porto, tem previsto para a sua 17ª edição um intenso programa de conteúdos, onde de destacam cinco homenagens a marcas e modelos diversos no tradicional encontro com os seus fãs, na Exponor no primeiro fim-de-semana de Outubro.
 
Este programa inclui a celebração dos 120 anos da Opel, com um espaço que contará com uma selecção de alguns dos seus modelos mais emblemáticos, em colaboração com o Clube Opel Clássico Portugal.
 
Outro dos pontos que chamará a atenção do público será a homenagem à Bentley Motors pelo centenário da marca, com exibição de vários modelos.
 
Já em relação a modelos específicos, o Fiat 128 terá outro espaço para comemorar os 50 anos de existência, com a presença de várias unidades, com a colaboração do Fiat Classic Club de Portugal.
 
Além disso, os 50 anos do carro desportivo Nissan Datsun 240Z também será um motivo para reservar um stand, com uma exposição de quatro carros fornecidos por Amigos dos Japoneses Antigos.
 
Finalmente, dentro destas efemérides, devemos destacar os 60 anos do Haflinger, com outra exposição coordenada pelo Haflinger Clube Portugal deste pequeno e curioso SUV.
 
Em relação às motos clássicas, modelos emblemáticos da Honda, Suzuki, Kawasaki e Yamaha das décadas de 70, 80 e 90, quando a influência das motos japonesas se expandiu em todo o mundo, serão exibidas em colaboração com o Clube 2 Rodas Clássicas do Porto.
 
Homenagem ao ex-piloto de ralis Jorge Ortigão
 
No Sábado, dia 5 o autoClássico vai realizar uma sentida homenagem ao ex-piloto Jorge Ortigão, coordenador em Portugal por 15 anos da actividade de Eventos del Motor em várias feiras clássicas e especialmente o salão do Porto. O evento vai realizar-se às 20h00, com a entrega de uma placa no stand dedicada à sua figura com várias intervenções, na sua presença, da família e amigos, de fãs e personagens do mundo dos Ralis e da competição automóvel em geral. Este espaço terá alguns dos seus carros de corrida, troféus, capacetes e lembranças, além de imagens sobre sua vida desportiva, quando competiu em rallis mas com algumas incursões a velocidade.
 
Jorge Ortigão competiu de 1973 a 1988, passando pelas provas regionais (Regional de Iniciados) até ser piloto oficial da Toyota na equipe de Salvador Caetano, nos últimos anos de sua carreira. Participou em numerosas edições do Rally de Portugal, classificando-se várias vezes entre os 10 primeiros e sendo o melhor piloto português em 1984, com o Toyota Corolla GT, além de vencer o seu grupo várias vezes. Os carros que conduziu foram o Datsun 1200, o Mazda 818 Coupé, o Opel 1904 SR, o Toyota Starlet e o mencionado Corolla GT. Entre os seus triunfos ressaltam o Rali do Arbo de 1977, que foi sua primeira vitória, e o Rali de Açores, em 1986, além de ter sido campeão nacional de Portugal de grupo A duas vezes (1984 e 1986).
 
Nova edição do Rally do Targa Clube-autoClássico Porto
 
Mais um ano, durante o Sábado, os fãs poderão ver o início e o fim de uma prova de regularidade do Rally do Targa Clube no salão autoClássico, onde a presença dos participantes nos veículos clássicos condimenta o ambiente do salão. Nesta edição, o rally começará às 10h00 de Sábado, dia 5, dando início a primeira secção da prova que começa na Exponor e acaba em Braga. Note-se que esta prova consta de uma regularidade e ao mesmo tempo uma concentração turística ao longo do percurso. A chegada dos veículos participantes está agendada para cerca das 18:00, com uma prova extra dentro da Exponor uma hora mais tarde. Depois das 20:00 haverá a entrega de prémios.
 
Motorshow: um salto de 28 metros garantirá espectacularidade
A meia centena de pilotos que participam de 4 a 6 de Outubro no Motorshow Autoclássico Porto vai confrontar-se com um salto de 28 metros no meio do circuito além de chicanes, e outras exigências do percurso inovador que o Clube Automóvel Lousada, novo organizador do evento, última. O salto, uma enorme rampa com uma zona de amortecimento, já foi estreado na etapa de rua do Rally de Portugal 2018, dentro do WRC, onde os pilotos do Campeonato Mundial de Rally tiveram a oportunidade de voar a frente do público.
 
A nova edição do Motorshow terá então o selo de qualidade e garantia desta organização experiente, que apresentou várias provas nos últimos anos. A prova será realizada num circuito externo de asfalto de 1.600 metros, praticamente uma luta contra o cronómetro com uma milha de distância, que no ano passado agradou a milhares de fãs, por ser rápido e técnico. O trajecto será no estacionamento do Pavilhão 6, enquanto que a área da garagem das provas irá ser no Pavilhão 5, onde o público pode assistir aos preparativos, ver os veículos e várias lojas.
 
A prova, Motorshow, com acesso gratuito com a entrada geral do Salão autoClássico Porto, começará com os treinos gratuitos na sexta-feira e as qualificações no sábado e domingo, antes das finais da sessão da tarde de domingo que proclamarão o Piloto do Motorshow autoClássico Porto 2019.
Um grupo de cinquenta pilotos, com Mário Barbosa (várias vezes vencedor,) como destaque, irão disputar pela vitória no asfalto da Exponor, com acelerações, derrapagens, travagens a fundo e muita emoção.
 
Parking gratuito para clássicos
 
Um serviço especial do Salão para os proprietários de veículos clássicos é o parque interior gratuito e vigiado, que tem tido muito sucesso entre os fãs e proprietários. O pavilhão nº 4, com cerca de 8000 m2 e capacidade para 400 unidades, está novamente reservado para os visitantes que vêm ao salão no seu veículo clássico. Este parque funcionará no mesmo horário da feira e poderá ser visitado pelo público.
 
Uma zona comercial de 7.000 m2
 
O Salão autoClássico Porto é uma mistura de exibição, comercialização e competição, contando em cada ano com a presença de cerca de 300 expositores. Ao nível comercial, na exposição podem-se encontrar os stands dos expositores profissionais de automóveis ou motocicletas, um espaço para a venda de proprietários privados de veículos clássicos e os inúmeros expositores que participam na automobilia. Esta é uma grande área comercial para a venda de variadíssimos itens que os proprietários de automóveis e motocicletas clássicos sempre precisam. Além disso, outros expositores oferecem serviços, como os clubes ou os seguros, gerando entre todos uma área útil para fãs e coleccionadores.
 
Programa
Sexta-feira, 4 de Outubro
15h00 – Inauguração
16h00-20h00 – Motorshow: 1ª Sessão de Treinos Livre.
 
Sábado, 5 de Outubro
10h00 – Abertura ao público
10h00 – Concentração Porsche Club Portugal
10h00 – Motorshow: Foto grupo pilotos
10h00-12:30 – Motorshow: 2ª Sessão de Treinos Livre
13h00-15:00 – Motorshow: Sessão de Treinos Cronometrados
15h00 – Apresentação do livro ‘Rallys Equilibrio nos Limites’, de João Castro
15h30-20:00 – Motorshow: 1ª e 2ª Corrida de Qualificação
 
Domingo, 6 de Outubro
10h00 – Abertura ao público
10h00-12h00 – Motorshow: Warm up
12h30-14h30 – Motorshow: 3ª Corrida de Qualificação
15h00-16:30 – Motorshow: Meia-final
16h45-17:30 – Motorshow: Final
18h00 – Motorshow: Entrega de Prémios no Pódio

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube