Porsche celebra décimo aniversário da gama Panamera com edição especial

Modernos 02 Out 2019

Porsche celebra décimo aniversário da gama Panamera com edição especial

A Porsche celebra o décimo aniversário da gama Panamera com uma edição especial. O novo Panamera 10 Years Edition apresenta um equipamento de série particularmente extenso nas áreas de conforto e chassis, tendo também alguns pormenores de design exclusivos. Por exemplo, as novas jantes Panamera Sport Design de 21” com acabamento em Branco Ouro Acetinado e o logótipo “Panamera10” nas portas dianteiras, também em Branco Ouro, são exclusivos desta edição especial. O logótipo do aniversário pode também ser encontrado no interior, no friso do tablier, em frente ao passageiro dianteiro, e nas protecções das soleiras das portas. O interior é acabado parcialmente em pele em preto. Os pespontos em Branco Ouro criam uma aparência de qualidade particularmente elevada. A nova edição de aniversário está disponível em Portugal para os modelos Panamera 4 e Panamera 4 E-Hybrid e para a carroçaria Sport Turismo equipada com os mesmos motores.

 

Vários extras oferecidos de série

Os modelos Panamera 10 Years Edition incluem de fábrica um conjunto de elementos de conforto e segurança: os faróis LED matrix incluindo PDLS Plus, o Assistente de mudança de faixa, o Assistente de manutenção na faixa com leitor de sinais de trânsito e o ParkAssist com câmara de marcha-atrás são parte do alargado equipamento de série, assim como o tecto panorâmico, os vidros privacy, os bancos dianteiros Comfort com regulação eléctrica em 14 vias com aquecimento e Escudo Porsche nos apoios de cabeça, as portas com soft-close, o rádio digital e o sistema de som BOSE® Surround.

 

Com a suspensão pneumática adaptativa com três câmaras e Porsche Active Suspension Management (PASM) e a Direcção Assistida Plus, os modelos Panamera10 estão equipados para um comportamento dinâmico excepcional. Os modelos híbridos do Panamera 10 Years Edition oferecem o carregador de bordo com capacidade de 7,2 kW ao invés do carregador de série com 3,6 kW.

 

O Panamera 4 10 Years Edition com motor biturbo de 2,9 litros de capacidade e 243 kW (330 cv) pode ser encomendado com um preço a partir de 147.424 euros incluindo impostos em vigor à data. O Sport Turismo com o mesmo motor está dispo-nível a partir de 151.255 euros. A edição de aniversário do Panamera 4 E-Hybrid tem um preço a partir de 136.202 euros e o preço do Sport Turismo começa nos 138.543 euros. O motor biturbo de 2,9 litros e o poderoso motor eléctrico com 100 kW (136 cv) combinam-se para entregar uma potência combinada de 340 kW (462 cv).

 

Automóvel desportivo, berlina luxuosa, híbrido pioneiro: a história Panamera

Como nenhum outro automóvel do segmento de luxo, o Panamera combinou a performance que se pode esperar de um automóvel desportivo com o luxo e a versatilidade de uma berlina, desde 2009. Adicionalmente, o Panamera serviu, ao longo dos últimos 10 anos, como plataforma de tecnologia para inovações da marca posteriormente transferi-das para outros modelos da Porsche. A actual e segunda geração do modelo é totalmente produzida na fábrica da Porsche em Leipzig, estando disponível em três tipos de carroça-ria. Até agora, foram entregues 250.000 unidades.

 

Um Porsche para quatro – ao longo do curso dos mais de 70 anos de história da empresa, os engenheiros da Porsche mantiveram esta ideia. No entanto, protótipos como o Type 530 baseado no 356, variantes alongadas do 928 ou o coupé de quatro portas Type 989 não chegaram à produção em série. No início do novo século, foi tomada a decisão de desenvolver uma berlina de quatro portas. As especificações incluíram um comportamento dinâmico excepcional, um espaço generoso e uma imagem Porsche. O primeiro Panamera – com a designação interna G1 – fez a sua estreia pública no dia 19 de abril de 2009 no 94º piso do World Financial Center em Xangai, e definiu padrões na sua classe graças à combinação de carácter desportivo e conforto. E incluiu inovações: pela primeira vez, um modelo de produção do segmento de luxo ofereceu uma transmissão de dupla embraiagem e sistema start-stop. O modelo topo de gama, o Panamera Turbo, introduziu também a suspensão pneumática com regulação adicional do volume de ar e o spoiler traseiro extensível. O Gran Turismo marcou também o caminho para todas as outras gamas Porsche com a sua nova apresentação e conceito de operação.

 

Em 2011, o Panamera preparou o palco para a nova era da mobilidade eléctrica: como o primeiro híbrido paralelo no segmento de luxo, o Panamera S Hybrid foi o Porsche mais económico até então, mesmo como uma potência de 380 cv. Dois anos depois, o Paname-ra S E-Hybrid voltou a liderar o caminho no segmento como o primeiro híbrido plug-in. A gama do modelo continuou a crescer rapidamente, sendo o Panamera extremamente importante para a Porsche: o Gran Turismo – com uma potência até 570 cv e também disponível com uma carroçaria com maior distância entre eixos desde 2013 – estabeleceu a marca num novo segmento de mercado.

Totalmente nova: a segunda geração, lançada em 2016

O desenvolvimento da segunda geração do Panamera (G2) seguiu diversos caminhos: a par com a berlina, a qual celebrou a sua estreia mundial em Berlim no dia 28 de Junho de 2016, e da versão longa, foi desenvolvida uma terceira variante para a plataforma conjunta: a Sport Turismo. A partir de 2017, o seu design vanguardista e o conceito da carroçaria trouxeram mais versatilidade ao segmento de luxo. O G2 é ainda mais desportivo e elegante, mas com o mesmo espaço generoso. O atraente exterior volta a englobar uma série de inovações, incluindo a digitalização do painel de instrumentos e do conceito de operação. Fruto dos sistemas de chassis como a suspensão pneumática com três câmaras, o eixo traseiro direccional e o sistema de estabilização electromecânica da carroçaria PDCC Sport, o Panamera é igual em estrada ou em pista. A gama de potência dos motores a gasolina estende-se dos 330 aos 550 cv. Adicionalmente, a Porsche abraça totalmente a performance eléctrica com a segunda geração do Panamera: a estratégia de potência adoptada do 918 Spyder permite uma performance desportiva em combinação com uma elevada eficiência. O modelo de topo é o Panamera Turbo S E-Hybrid com uma potência combinada de 680 cv.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube