O

Mercado 24 Set 2019

O “selvagem” Volkswagen Beetle construído por Franz Muhr vai a leilão

A cultura dos hot rods iniciou-se após o fim da Segunda Guerra Mundial, de modo a trazer maior prazer à vida de quem os construía, dando sempre o seu toque especial. Conjugado com o aumento de popularidade das competições de drag nas décadas de 40 e 50, Bonnevillen tornou-se na Meca para quem queria atingir velocidades, que de outra forma, não conseguia.
 
A maior parte dos hot rod construídos serviram para bater recordes em Bonneville, cada um na sua respectiva classe, dependendo do motor que estavam equipados. Assim, os automóveis viam a sua carroçaria rebaixada, para melhorar a aerodinâmica.
 
Este Volkswagen Beetle Outlaw “Death” foi construído por Franz Muhr, da Kustom Coach Werks, com base num projecto abandonado para construir um Baja Bug. O objectivo de Muhr era construir algo que se assemelhasse aos hot rods que competiram na década de 50 em Bonneville.
 
A carroçaria foi rebaixada em 20 cm no pilar B e 2,5 cm nos pilares A e C, ficando o condutor com somente 10 cm de pára-brisas para ver, daí o nome “Death” dado ao automóvel. A suspensão traseira utiliza barras de torção de um Volkswagen Type 2 anterior a 1963, foram montadas sem amortecedores e afinadas para ficar o mais baixo possível. Para melhorar a travagem, foram montados discos nas quatro rodas, sendo as jantes da American Racing. Como o automóvel foi bastante rebaixado, o motor e caixa tiveram de subir, para eliminar o camber excessivo das rodas traseiras.
 
O motor de quatro cilindros opostos e de 1914 cc também sofreu bastantes alterações, como os pistões forjados com cabeça plana de 94 mm da Mahle, taxa de compressão de 9:1, cornetas de admissão maiores e colectores de escape 4-1.
 
No total, este Beetle pesa apenas cerca de 590 kg. Este automóvel fica apenas a cinco centímetros do chão e tem uma altura de 91 cm. No interior não existe manómetros, tudo foi reduzido ao essencial, existindo só o volante, dois bancos, alavancas para as mudanças e três pedais.
 
Este Beetle, com o chassis 1382892 construído por Muhr vai ser levado a leilão este Sábado, dia 28 de Setembro, pela RM Sotheby’s, num evento onde vão ser leiloados vários automóveis da colecção Taj Ma Garage, com um valor estimado entre os 40 e os 60 mil dólares.
 

Volkswagen-Beetle-Outlaw
Volkswagen-Beetle-Outlaw-Rear
Volkswagen-Beetle-Outlaw-Interior
Volkswagen-Beetle-Outlaw-1
Volkswagen-Beetle-Outlaw-Engine
Volkswagen-Beetle-Outlaw-Frunk
Volkswagen-Beetle-Outlaw-Exhaust
Volkswagen-Beetle-Outlaw-Nose
Volkswagen-Beetle-Outlaw-Side
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Volkswagen-Beetle-Outlaw
Volkswagen-Beetle-Outlaw-Rear
Volkswagen-Beetle-Outlaw-Interior
Volkswagen-Beetle-Outlaw-1
Volkswagen-Beetle-Outlaw-Engine
Volkswagen-Beetle-Outlaw-Frunk
Volkswagen-Beetle-Outlaw-Exhaust
Volkswagen-Beetle-Outlaw-Nose
Volkswagen-Beetle-Outlaw-Side
previous arrow
next arrow

TAGS: Franz Muhr RM Sotheby's Taj Ma Garage Volkswagen Beetle Outlaw Death


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment