Clássicos • 19 Nov 2012

Clássicos • 22 Set 2019
Bugatti Baby II apresentado nas celebrações do 110º aniversário da marca
A Bugatti celebra este ano o seu 110º aniversário e, durante as celebrações ocorridas em Molsheim no dia 18 de Setembro, foi apresentado o primeiro protótipo do Baby II, como que uma surpresa para os aficionados presentes. Este modelo tinha sido anunciado aquando do Salão Automóvel de Genebra, no início do ano, quando a marca revelou uma maqueta impressa em 3D inspirada no Bugatti Baby original. A Bugatti abriu as encomendas para as 500 unidades planeadas e estas foram logo todas vendidas em três semanas.
Para o desenho do Baby II, a marca contou com a ajuda da The Little Car Company, para criar o melhor automóvel para as crianças. Após meses de desenvolvimento, o Baby II maturou ao ponto do primeiro protótipo estar construído, com o nome XP1, e poder ser testado, sendo totalmente funcional.
Com base no icónico Bugatti Type 35, o Baby II é inspirado no Baby original, mas com tecnologia do século XXI empregue, podendo ser conduzido por crianças ou adultos. Em comparação com o original, o Baby II cresceu, passando a ser 75% do tamanho do original, ao invés de 50%. A pedaleira é ajustável, para melhor acomodar os vários condutores de várias idades ao contrário do Baby original que só poderia ser conduzido por pequenas crianças.
A primeira etapa do desenvolvimento do Baby II foi fazer um scan de todas os componentes do Bugatti Type 35 Lyon Grand Prix de 1924. A partir daí, os designers adaptaram o desenho original, para acomodar baterias de iões de lítio e travagem regenerativa. As jantes originais foram meticulosamente replicadas, mas são agora equipadas com pneus Michelin modernos. O eixo da frente foi também replicado, assim como toda a suspensão e direcção. No habitáculo está presente o tradicional volante de quatro raios, à frente do tablier em alumínio, com os vários instrumentos característicos da Bugatti. No entanto, enquanto que no original havia o conta-rotações, medidor de pressão de óleo e de combustível, estes foram substituídos por velocímetro, nível da bateria e potência. O relógio original do Type 35 manteve-se.
A bomba de combustível do Type 35 foi digitalmente replicada e aplicada no Baby II, mas agora para controlar o movimento, para a frente ou para trás. Todos os 500 Baby II veem com buzina, espelho retrovisor, travão de mão, luzes e controlo remoto que desliga o automóvel se este se afastar 50 metros, para que um condutor inexperiente não “fuja” com ele. No tablier tem também a placa com o número de chassis, placa esta produzida em prata sólida de 50 g, tal como no Chiron.
O Baby II foi desenhado para o puro prazer, com a potência a ser entregues às rodas traseiras, com diferencial autoblocante, através de dois modos diferentes, o modo criança, que limita a potência a 1 kW (1,36cv) e a 20 km/h e o modo para adultos, com 4 kW (5,44 cv), podendo atingir os 45 km/h. Mas, para aqueles que procuram mais adrenalina, existe a “Speed Key”, que aumenta a potência para os 10 kW (13,6 cv), sem limitador de velocidade. Todos os exemplares vêm na cor French Racing Blue, com o interior em pele preta, mas outras cores estão disponíveis sob encomenda, tanto cores históricas da Bugatti, como as contemporâneas do Chiron.
Existem dois packs de bateria, o base de 1.4 kWh e o de 2.8 kWh para maior autonomia, podendo chegar aos 30km. Cada comprador recebe um cartão de acesso ao The Little Car Club, de modo a entrar em eventos exclusivos, incluindo em pistas.
Há três tipos de carroçarias para o pequeno automóvel. O Baby II tradicional tem uma carroçaria construída em materiais compósitos. O Baby II Vitesse vem com carroçaria em fibra de carbono e “Speed Key”. Já o mais luxuoso Baby II Pur Sang vem equipado com carroçaria em alumínio construída à mão e “Speed Key”. O Baby II tem 2.8 metros de comprimento e 1.0 de largura. O peso varia de versão para versão, começando nos 230 kg. Os preços iniciam-se nos 30.000 euros, mais impostos e entrega, com a produção a iniciar-se em 2020.
Deixe um comentário