Mercado • 02 Ago 2019

Mercado • 10 Set 2019
RM Sotheby’s leiloa DB Type HBR Cabriolet de colecção portuguesa
Com experiência de competição que data de 1938 — e, mais tarde, louvores que incluem vitórias à classe em quatro edições das Mille Miglia e em três de Le Mans — os DB eram, nas categorias de cilindrada mais baixa, uma referência do automobilismo na década de 50.
Este exemplar em concreto do popular modelo HBR foi entregue novo ao piloto amador José Emídio da Silva, que o utilizou com muito sucesso num conjunto ecléctico de provas, entre ralis de regularidade, provas de circuito, rampas e ralis, que compunham o panorama automobilístico português, no início dos anos 50.
Em Vila do Conde, no Circuito da Primavera de 1951, Silva alcançou um bom 5º. lugar da geral (e 1º. da classe) face a oposição que incluía automóveis muito mais potentes, como um Ferrari 166 MM e um Allard J2. No ano seguinte, venceu a corrida para automóveis de série no mesmo circuito, além da ganhar a sua classe no campeonato português de rampas. No Porto, em Junho de 1953, piloto e automóvel garantiram o 4º. lugar da geral e vitória na classe. No intimidante circuito no parque de Monsanto, em Lisboa, um mês mais tarde, as coisas não correram tão bem, tendo a participação resultado em abandono.
Em Maio de 1952, o chassis 768 participou no Rallye Internacional de Lisboa (embora tenha desistido) e sabe-se também que competiu na Volta a Portugal de 1954, embora o resultado desta prova não seja conhecido.
Depois de ficar esquecido numa colecção portuguesa durante várias décadas, foi minuciosamente restaurado e está pronto para começar a ser usufruído num dos inúmeros eventos históricos e revivalistas, para os quais está eminentemente talhado.
Este automóvel faz parte da Colecção Sáragga que irá ser leiloada pela RM Sotheby’s na Comporta no próximo dia 21 de Setembro.
Imagens: Cortesia RM Sotheby’s