Porsche inaugura nova fábrica em Zuffenhausen

Modernos 09 Set 2019

Porsche inaugura nova fábrica em Zuffenhausen

Depois de um período de construção inferior a 48 meses, a Porsche abre as portas das novas instalações de produção para o seu primeiro automóvel desportivo eléctrico, em Zuffenhausen. “A nova fábrica reflecte a tradição da marca e envia um sinal claro sobre o futuro da Porsche,” afirma Albrecht Reimold, Membro do Conselho Executivo para Produção e Logística na Porsche AG. “A decisão de construir o Taycan em Zuffenhausen foi intencional – a casa do coração e da alma da marca.”
 
A produção dos primeiros veículos para clientes vai começar, tal como agendado, no dia de hoje. A montagem terá lugar numa “fábrica do futuro” – flexível, conectada e que utiliza tecnologia de produção 4.0. É um passo em direcção à “Fábrica Impacto Zero” sem impactos negativos no ambiente: a produção do Porsche Taycan com o conjunto motriz de zero emissões em Zuffenhausen será neutra em CO2. Ao utilizarem electricidade a partir de fontes renováveis e biogás para gerar calor, os novos edifícios de produção estão desenhados para serem extremamente eficientes em termos energéticos. Outros exemplos surgem pelos veículos de logística movidos a electricidade, pela utilização do calor desperdiçado na fábrica de pintura, pela florestação de algumas áreas do telhado e pela contínua aproximação a outras potenciais formas de poupança de recursos.
 
O projecto de construção incluiu vários projectos individuais, cada qual com um âmbito específico. O resultado foi uma fábrica para a carroçaria, uma linha de produção para a pintura, uma fábrica para a produção dos motores eléctricos e componentes, uma secção para a montagem e ligação da tecnologia de transporte. Foi utilizado um total de 35.000 toneladas de aço para a nova fábrica – tanto como 140.000 carroçarias Coupé da geração 991 do 911. A área total dos edifícios é de cerca de 170.000 metros quadrados.
 
A resposta positiva à apresentação do concept Mission E num salão automóvel, em Setembro de 2015, marcou o início do maior projecto de construção desde que o complexo de Zuffenhausen foi construído pela primeira vez. No mesmo ano, a cerimónia de início da construção teve lugar no espaço para produção da carroçaria, onde serão construídas as resistentes e leves carroçarias do Taycan e da actual oitava geração do 911. Em maio de 2016, os antigos edifícios desapareceram para criar espaço para a nova zona de pintura e para o edifício para a montagem. “Tivemos vários requisitos de sustentabilidade impostos pela cidade de Estugarda,” afirma Jürgen King, Responsável pelo Edifício Central, Ambientes e Gestão Energética na Porsche, “e a Porsche alargou-os. Por exemplo, processámos os materiais das paredes demolidas no local e reutilizá-mo-los para os novos edifícios.”
 
A preparação para os trabalhos de construção necessitou de 21 projectos preliminares individuais e a recolocação de mais de 5.000 funcionários. Isto também incluiu a escavação para o edifício de montagem, localizado numa encosta: dado que a sua altura está limitada ao 38 metros para não prejudicar o fluxo de ar fresco de norte para o centro da cidade de Estugarda, tivemos de descer 25 metros abaixo do solo. Foram movimentados 240.000 metros cúbicos de terra com este propósito.
 
“Construímos uma fábrica dentro de uma fábrica – no meio da cidade e perto dos nossos vizinhos, nos espaços mais confinados, no tempo mais reduzido possível e sem perturbar a produção dos automóveis desportivos, a decorrer em toda a sua capacidade. A fábrica ficou terminada dentro do prazo e sem quaisquer contrariedades,” afirma Albrecht Reimold. “Isto foi possível devido a um planeamento meticuloso e a uma excelente equipa.” Um total de 130 empresas e fornecedores fez parte da equipa. Uma das peças principais da logística foi coordenar o tráfego no local de construção sem prejudicar o significativo fluxo regular da fábrica. “O diálogo de perto com os nossos vizinhos foi também crucial,” afirma Reimold. “Mantivemo-los actualizados sobre os desenvolvimentos durante todo o curso do projecto.”
 
Mais alguns dados: foram emitidos mais de 10.000 passes de acesso ao local de construção, foram colocados 530 contentores, elevados três quilómetros de vedações e foram utilizados 35 quilómetros de cabos, incluindo alimentação para 1.000 luminárias distribuídas pelos locais de construção. Foram construídos quatro quilómetros de novas estradas dentro da área da fábrica.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube