Mercado • 28 Mar 2019
Mercado • 02 Set 2019
RM Sotheby’s leiloa Ferrari 412 T1, o automóvel que renovou a esperança da marca
O Ferrari 412 T1 foi o automóvel que trouxe, de novo, alguma esperança no domínio da Fórmula 1 à marca do Cavallino Rampante, após um período bastante conturbado. Isto porque no início da temporada de 1994 a Ferrari já não ganhava uma corrida na Fórmula 1 desde 1990, e o melhor resultado nos dois anos anteriores tinha sido um segundo lugar. Em 1993, Jean Todt juntou-se à equipa, como presidente da Scuderia Ferrari, juntamente com John Barnard como engenheiro chefe.
Para 1994 a Ferrari apresentou-se como 412 T1, com motor V12, desenhado por Gustav Brunner. Este foi o modelo que quebrou o jejum de vitórias e pôs a Ferrari de novo na perspectiva de obter o primeiro lugar do campeonato. O nome 412 provém do motor, com quatro válvulas por cilindro e doze cilindros, a este motor estava acoplado a uma caixa de velocidades transversal.
O Ferrari 412 T1, com o número de chassis 149, foi o segundo de oito exemplares construídos. Na corrida de abertura do campeonato, em Interlagos, no Brasil, Jean Alesi qualificou-se e terminou a corrida em terceiro lugar. Posteriormente, o chassis 149 foi utilizado como automóvel de reserva no seguimento do ano. Voltaria às pistas em Monza, onde Gerhard Berger obteve um segundo lugar. Foi novamente relegado para automóvel de reserva, até ser retirado das pistas no final da temporada. Ficou na Ferrari até 2002, quando foi vendido pela primeira vez.
Em 2013 foi vendido de novo, através da Garage Foitek, um concessionário oficial da marca, para estar em exposição num museu privado suíço. Foi aqui que o automóvel foi posto em toda a sua plenitude, equipado com o motor 041 V12, pois durante a sua vida de competição o motor foi evoluído para as especificações 043, sendo utilizado em vários Track Days.
O 412 T1 será leiloado pela RM Sotheby’s em Londres, no dia 24 de Outubro. Após integrar durante alguns anos a Autobau Collection, procura agora um novo proprietário. A leiloeira estima que o valor da venda se fixe entre 1,5 e os dois milhões de libras. O chassis 149 está certificado pela Ferrari Classiche e apresenta-se em leilão acompanhado por mais dois conjuntos de jantes, o arrancador externo do motor, mantas para os pneus e macacos.