Modernos • 02 Mar 2017

Modernos • 30 Ago 2019
Morgan Motor Company conjuga as técnicas do passado com a tecnologia moderna
A Morgan é uma fabricante de automóveis desportivos britânica, destinada àqueles entusiastas mais puristas. Por norma, uma fábrica de automóveis tem de ser precisa, limpa e rápida, mas na Morgan tudo é diferente. A fábrica, localizada em Malvern, produz automóveis modernos, mas utilizada métodos de produção passados, para ser tudo o mais puro possível. Aqui não há robots e a fábrica resume-se a um só piso.
Nas várias secções da fábrica parece que estamos num tempo passado, não fossem os telemóveis e os ecrãs LCD a denunciar o século XXI. Os automóveis são construídos sob uma estrutura de madeira, tal como nos anos 50. Mesmo certos métodos recentes empregues, não desvirtuam a tradição e a Morgan resume-se mesmo a isso, tradição. Utilizam-se sacos plásticos em vácuo para a secagem dos revestimentos dos painéis, pois é mais rápido e fica mais perfeito. As colas e resinas utilizadas na madeira são do melhor que existe, mas lá está, com a melhor tecnologia existente, não altera a tradição.
Na secção da chapa, vê-se rodas inglesas para moldar os painéis, mas é tudo construído à mão, à excepção da estampagem dos painéis, que são feitas foram da fábrica. O próprio desenho dos automóveis da Morgan respira anos 50. Os chassis, sendo em aço nos automóveis tradicionais, ou alumínio colado nos modelos Aero, são produzidos todos à mão, mas projectados ao milímetro por computador.
Os motores são das coisas mais modernas presentes nos Morgan, utilizando, nos diversos modelos, motores Ford Sigma, Ford Cyclone, BMW V8 ou a S&S V-Twin. Os painéis de instrumentos têm um estilo retro assim como está presente um mostrador LCD para o consumo, temperatura e autonomia. Existem modelos que têm presente bancos aquecidos, luzes LED, rádios MP3 e muito mais, dependendo do pedido do cliente.
A Morgan é uma marca que está presente desde 1909 e nos mais de cem anos de história manteve-se fiel às suas origens e sabe bem o que os seus compradores gostam, adicionando a pouco e pouco tecnologia moderna.
Fotografias: Chris Pollitt
TAGS: Morgan
PARTILHAR:
Deixe um comentário