Mercado • 21 Ago 2019
Mercado • 24 Ago 2019
Alfa Romeo 2000 Spider, a personificação do espírito la dolce vita
O motor de 2,0 litros e quatro cilindros em linha da Alfa Romeo substituiu o mais antigo equivalente de 1,9 litros em meados dos anos 50, ajudando a marca italiana a regressar à prosperidade no período que se seguiu à II Guerra Mundial. Apesar de ter, inicialmente, sido utilizado numa berlina de quarto portas, também acabou equipar também o Spider — a versão mais adorada da gama — construído na Carrozzeria Touring.
Morando em Portugal desde, pelo menos, 1981, este fascinante Spider acabou de receber uma intervenção cosmética, incluindo a pintura no actual verde escuro metalizado, e o bonito interior, forrado a pele castanha clara.
Cerca de 3400 Spider foram construídos entre 1958 e 1961. Os seus motores em linha com dupla árvore de cames respiravam um pouco melhor, graças a um par de carburadores horizontais Solex, que subiram a potência para 113 cv. Uma caixa de cinco velocidades sincronizadas enviava a potência para o eixo rígido traseiro. Os travões eram de tambor. Incorporando na perfeição o espírito de la dolce vita, um Alfa Romeo Spider é indispensável a qualquer colecção.
Este automóvel faz parte da Colecção Sáragga que irá ser leiloada pela RM Sotheby’s na Comporta no próximo dia 21 de Setembro.