Bugatti Type 35B

Eventos 14 Ago 2019

Bugatti Type 35B “Grand Prix” abre Rampa Histórica Michelin

O Bugatti Type 35B “Grand Prix” de 1930, o automóvel mais icónico da colecção do Museu do Caramulo e o modelo com mais vitórias de sempre na história do desporto automóvel, irá a abrir a Rampa Histórica Michelin (6 a 8 de Setembro) que este ano celebra 40 anos, e que é considerado um dos ponto altos do Caramulo Motorfestival.
 
O Bugatti Type 35B, integrado na colecção do Museu do Caramulo há mais de 60 anos, foi português desde que nasceu. Encomendado por Henrique Leherfeld, piloto que já corria em Bugatti, tem o número de chassis 4952 e de motor 209 TC. Foi-lhe entregue em Julho de 1930 e, a 4 de Agosto, Leherfeld vencia ao seu volante o Quilómetro de Arranque de Setúbal. Ao longo de cerca de cinco anos, este automóvel esteve sempre entre os lugares de honra nas provas organizadas em Portugal. Em 1930 venceu ainda o Quilómetro Lançado do Mindelo, estabelecendo a vertiginosa média de 194 km/h.
 
No ano seguinte participou na Rampa da Rebassada, em Barcelona, onde obteve o terceiro lugar, conseguindo ainda um quinto no GP de la Baule, em França. Em 1933, sempre com Henrique Leherfeld, obteve dois segundos lugares no Circuito do Campo Grande e no Circuito da Boavista, vencendo em Outubro a Rampa do Cabo da Roca.

 

João Lacerda ao volante do Bugatti Type 35B “Grand Prix” na Rampa do Caramulo (1979)

 
Em Julho de 1934, António Guedes Herédia convence Leherfeld a ceder-lhe o 35B para o Circuito de Vila Real. Ao volante deste carro, numa demonstração de grande classe e virtuosismo, leva de vencida todos os outros participantes. No ano seguinte, Leherfeld leva o seu Bugatti ao Brasil, disputando no Circuito da Gávea uma prova excepcional, classificando-se em segundo lugar. Voltou lá em 1936, mas desistiu. O sexto lugar em Vila Real, no ano de 1937, foi o saldo da última participação importante deste Bugatti que, em 1956, foi adquirido por João de Lacerda, passando a integrar a colecção automóvel do Museu do Caramulo, o que não impede que seja utilizado com grande frequência, em demonstrações nacionais e internacionais, como um dos mais originais Bugatti do mundo.
 
O Caramulo Motorfestival é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal e conta com o apoio da Bentley, Castrol, Sagres 0.0%, Porsche, Alfa Romeo, Martin Miller’s, Michelin, Strong Charon, Prio, Fidelidade, Ascendum, Alpine, Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, Antena 1, RTP, Jornal dos Clássicos e Banco BPI.


TAGS: Bugatti Type 35B Caramulo Motorfestival Rampa Histórica Michelin


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment