Clássicos • 08 Out 2019

Para trás ficam anos de paixão pelas corridas e pelos carros japoneses, começou por um Toyota KE 20 mas depressa passou para os Datsun 1200 e desde aí ficou umbilicalmente ligado à emblemática marca japonesa surgida em 1933, subsidiária da Nissan Motor Company,
Com as corridas nas veias por influência da família desde Angola, Rusty Roger é um verdadeiro apaixonado por clássicos da marca Japonesa tornando-se mais tarde também piloto profissional.
Na sua garagem podemos ver vários exemplares Datsun que ao entrar podemos classificar como um verdadeiro templo japonês onde Rusty Roger continua a desenvolver as suas habilidades como restaurador especializado e preparador.
No entanto a sua veia competitiva leva-nos a um recanto da garagem onde está o Datsun 1200 de competição que marca presença inúmeras vezes em autódromos no Campeonato Nacional de Clássicos. Rusty é o homem que mais fez retomar Datsuns há estrada e provavelmente o homem com mais km percorridos nas estradas nacionais ao volante de automóveis Datsun nos últimos 15 anos… Correndo o país de lês a lês, sempre para prestar a sua ajuda a projectos de corridas, quer a um Datsun de um senhor de idade em apuros, ou de jovens com o primeiro carro que vivem no interior e não contam com qualquer auxílio e onde Rusty se desloca desde que haja almoço!
Numa altura em que Portugal é provavelmente a quarta ou quinta potência mundial logo atrás do Japão, Austrália, África do Sul no que a mercado Datsun, temos entre os inúmeros amantes de automóveis japoneses este entusiasta especial a quem ouvimos chamar, Mister 1200, Doctor Datsun devido à projecção nacional sendo patrocinado por marcas japonesas e recebendo inúmeras visitas de estrangeiros conceituados no meio.
Estando também ligado ao clube dos amigos dos japoneses antigos onde faz sempre representação da marca e tem também nos dias de hoje uma forte ligação a equipa de corridas que seguia em jovem nos jornais por usarem Datsuns.
O seu lema é a fiabilidade da marca e acreditar nos produtos japoneses do séc XX e tem como seu daily driver uma belíssima pick-up sul africana 1398 cm3 com caixa de cinco a mostrar-se verdadeiramente entusiasmante|
Aqui celebram-se os clássicos, onde os amigos se ajudam mutuamente e restauram os seus clássicos Datsun num ambiente old school, levam peças para reparar em casa durante a semana e montar ao fim de semana.
Um local de culto!
TAGS: Datsun; Rusty Roger
PARTILHAR:
2
Deixe um comentário
2
Visitante
Visitante
Qualquer comentário estragaria a simplicidade (conforme se pratica nos locais de culto Japoneses) do artigo.
Bom dia,
Podem enviar-me o contacto do Dusty Roger para o meu e-mail: paulomanuelaraujo@portugalmail.pt.
Obrigado
Paulo Araújo