Livro sobre automóvel português LNA apresentado este Sábado no Porto

Eventos 20 Jun 2019

Livro sobre automóvel português LNA apresentado este Sábado no Porto

O livro “LNA – História de um automóvel construído por um médico” da autoria de José Barros Rodrigues será apresentado no Sábado, dia 22 de Junho, entre as entre as 11h e as 13h, na Livraria Ascari, no Porto.
 
Em 1954 surgiu no panorama automobilístico nacional uma nova “fornada” de marcas portuguesas de automóveis de competição: a Morsilca, a Olda, a Canelas MG e a Alba LN. Esta última marca, concebida por um médico entusiasta dos automóveis, o Dr. Francisco Rodrigues Luzes, teve sempre uma imagem demasiado discreta, apesar de tecnicamente ser um dos automóveis mais interessantes do ainda numeroso conjunto de veículos que se apresentou às provas nessa época.
 
Para caracterizar esse comportamento recatado deveremos constatar dois factos marcantes: em primeiro lugar, relembrar que esta marca – que apenas produziu um veículo – começou por se chamar Alba LN para só algum tempo depois adquirir, finalmente, uma designação própria, a LNA; por outro, devemos ter presente que o automóvel, em vez de ter uma carroçaria original, apropriou por opção do seu mentor a carroçaria de um Alba, pintado exactamente na mesma cor dos veículos de fábrica, ou seja, num belo amarelo pálido. Estas confusões acabaram por diminuir o excelente trabalho de Francisco Luzes na concepção geral do veículo, o qual tinha um chassis tubular particularmente bem desenhado e soluções muito distintas dos seus concorrentes no que concerne ao desenvolvimento do motor FIAT/SIMCA 1100. Chamasse-se ele LNA logo desde o início e tivesse ele uma carroçaria original e a sua história não seria tão discreta e tão eivada de confusões como ainda hoje se apresenta.
 
Ao longo das 96 páginas, José Barros Rodrigues procura mostrar o que foi o percurso deste singular automóvel de competição, um Sport que merecia ter tido um melhor “marketing” para poder vincar nos nossos dias a sua personalidade mas que não deixa de ter um merecido lugar na fabulosa história dos automóveis portugueses de competição dos anos 50.
 

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube