Thornley Kelham restaura três exemplares do raro Lancia Flaminia Sport Zagato

Clássicos 12 Jun 2019

Thornley Kelham restaura três exemplares do raro Lancia Flaminia Sport Zagato

No ano em que a Zagato comemora o seu centésimo aniversário, Thornley Kelham, que comemora dez anos de restauro de automóveis, completou o restauro de três Lancia Flaminia Sport Zagato, um raro modelo, do qual só foram produzidos 526 exemplares entre 1959 e 1967, e neste trio está presente um dos 33 Lancia Flaminia Sport 3C 2.8. Além destes, Kelham tem ainda em mãos o restauro de dois Flaminia SuperSport Zagato.
 
Praticamente tudo foi restaurado na empresa, já que Thornley Kelham tem chaparia, pintura, mecânica e construção de peças metálicas dentro de portas. Os seus restauros são conhecidos pela qualidade, tendo também, experiência no restauro de automóveis raros, inclusivamente já restaurou outros modelos raros da Lancia.
 
Antes de iniciar o restauro, Kelham pediu para produzir um desenho a três dimensões dos modelos Zagato, para assim, conseguir guiar-se no restauro. Os painéis da carroçaria, em alumínio, eram o elemento mais desafiador de produzir, já que tem pormenores únicos e o próprio alumínio é mais difícil de moldar.

 
Os Lancia Flaminia Zagato foram produzidos durante oito anos, em quatro séries diferentes e, mesmo hoje em dia, são considerados dos automóveis mais belos de sempre, com as características linhas desportivas e tejadilho com dupla bolha, elementos caracterizantes da Carrozzeria Zagato. Nos últimos modelos já estavam equipados com discos nas quatro rodas e suspensão independente na frente.
 
Os três exemplares restaurados, pertencem a três séries diferentes. O primeiro, do qual foram produzidos 199, está equipado com o motor V6 de 2.5 litros e debita 119 cv. O exemplar seguinte pertence à segunda série, denominada Sport 3C, sendo praticamente idêntica ao anterior, mas está equipada com três carburadores, daí o nome 3C, passando para os 140 cv. Desta versão foram produzidos 152 exemplares. O último pertence aos 33 exemplares produzidos do Flaminia Sport 3C 2.8 de 1963. O motor foi alargado para os 2.8 litros, passando a debitar 150 cv. Este modelo é dos poucos equipados com os faróis embutidos, tal como os primeiros 99 modelos da Serie I do Flaminia Sport Zagato.
 

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Lancia Flaminia Sport Zagato Thornley Kelham


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment