Renault Mégane, o primeiro concept car da marca francesa

Clássicos 09 Jul 2022

Renault Mégane, o primeiro concept car da marca francesa

O primeiro concept car da Renault, o Mégane, é uma berlina de quatro lugares bastante espaçosa, sem pilar central para uma melhor entrada e saída do automóvel, apresentada no Salão Automóvel de Paris de 1988. O Mégane Concept pode ser transformado de uma berlina com uma mala grande, num hatchback, pois o vidro traseiro move-se cercar de 35 cm para fora para aumentar o espaço interior. Todas as portas e janelas são operadas electricamente, inclusive as portas podem ser individualmente controladas remotamente e deslizam em sentido contrário. O banco do condutor, com memória, pode rodar 60 graus, enquanto o do passageiro pode rodar 180 graus e foram desenhados ao estilo da primeira classe dos aviões. Estes têm o cinto de segurança embutido no próprio banco.
 
Este protótipo foi todo pensado para o maior conforto dos ocupantes, demorou cinco anos a ser desenvolvido, tendo sido desenhado por Patrick Le Quément e a carroçaria construída na Coggiola, em Itália, que apresenta um desenho sem qualquer interrupção de fluidez, sem puxadores das portas, espelhos, antena e demorou apenas 8 meses a passar do papel à construção do automóvel.
 

 
Está equipado com um motor V6 de 3.0 litros, 2999 cc, e 12 válvulas com um turbo Garrett que debita 250cv às 6000 rotações por minuto e 349 Nm às 2000 rotações por minuto, montado transversalmente na frente. A potência é transmitida para as quatro rodas através de uma caixa de cinco velocidades, que pode ser controlada manualmente ou automaticamente, com gestão electrónica da Valeo. A direcção é também às quatro rodas, com as rodas traseiras acopladas a um sistema hidráulico, que viram para o mesmo lado a altas velocidades ou para o lado oposto em velocidades baixas.
 
A suspensão é adaptativa e controlada electronicamente, com três níveis, mole, médio e duro, que varia a pressão dos amortecedores e pode ser ajustado automaticamente dependendo da superfície da estrada ou da velocidade. Tem um peso total de 1799 kg, acelera dos 0 aos 100 km/h em 8.3 segundos e alcança os 250 km/h de velocidade máxima. É um automóvel bastante aerodinâmico, pois era um elemento fundamental, como é exemplo as escovas limpa pára-brisas, quando desligadas, ficam por baixo do capot, tudo para ter um Cx de 0,21, um feito notável. O Mégane Concept tinha um comprimento de 4950mm e uma distância entre eixos de 3000 mm. Os pneus Michelin ATS são run-flat e podem andar a velocidades até 45 km/h após um furo, pois tem uma espuma que automaticamente enche o pneu.
 

 
O protótipo está equipado com várias tecnologias de ponta como as três câmaras que substituem os espelhos retrovisores, sistema de controlo climático automático, desembaciamento dos vidros automático, pára-sol dobráveis electricamente para uma perfeita regulação da temperatura, sistema de ecrã táctil com navegação na consola central da Atlas, desenvolvido pela Renault e pela TDF. Conta ainda com um ecrã onde está disponibilizada toda a informação acerca do automóvel e o que fazer em caso de avaria. Tem também na traseira dois ecrãs para os passageiros, no meio dos dois bancos traseiros tem um armazenamento frigorífico para poder levar comida e bebidas, assim como outro telefone e a bagageira tem um sistema, estilo “gaveta”, que abre electricamente. Muitos destes sistemas foram desenvolvidos em cooperação com a Philips.
 

 
O Mégane já estava equipado com o botão de Start/Stop, mas só entra em funcionamento quando a chave do automóvel está na ranhura, tecnologia essa que foi implementada posteriormente nos automóveis Renault. As janelas do automóvel não abrem, sendo o ambiente controlado exclusivamente pelo ar condicionado, tem somente duas pequenas aberturas nas portas da frente. Toda esta tecnologia pode parecer banal hoje em dia, mas estamos a falar de um automóvel de 1988 e que começou o seu desenvolvimento em 1983.
 
Este protótipo foi construído para testar várias tecnologias e nunca houve intenção de produzi-lo, por isso somente uma unidade foi feita, apesar de o nome ter sido usado num modelo lançado posteriormente e que ainda hoje perdura. Curiosamente este protótipo é bastante parecido com o Citroën XM, lançado em 1989, o que leva a pensar que a Renault estava a desenvolver um possível concorrente.
 

getthumbnail
1988-Renault-Megane-Concept-04
1988-Renault-Megane-Concept-03
autowp.ru_renault_megane_concept_2
1988-Renault-Megane-Concept-05
1988-Renault-Megane-Concept-Interior-01
1988-Renault-Megane-Concept-09
conceptcarsrenaultmeganuk6.5756
megane2
88renault_megane_drawing.jpg
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
getthumbnail
1988-Renault-Megane-Concept-04
1988-Renault-Megane-Concept-03
autowp.ru_renault_megane_concept_2
1988-Renault-Megane-Concept-05
1988-Renault-Megane-Concept-Interior-01
1988-Renault-Megane-Concept-09
conceptcarsrenaultmeganuk6.5756
megane2
88renault_megane_drawing.jpg
previous arrow
next arrow
Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube