Os 40 anos do Veteran Car Club do Brasil/RS

Clássicos 11 Mai 2019

Os 40 anos do Veteran Car Club do Brasil/RS

Por Irineu Guarnier

Tudo começou com cinco amigos apaixonados por automóveis antigos. Na verdade, eles faziam parte de uma confraria um pouco maior. Seriam mais de 30, talvez. Viviam em Porto Alegre, no Sul do Brasil, onde o antigomobilismo ainda era incipiente nos anos 1970. Havia raros veículos dignos de coleção e uns poucos aficionados. No primeiro domingo de cada mês, eles levavam suas reluzentes máquinas a um parque da cidade. Os encontros despertavam a curiosidade de um público restrito.

 

Mas um dia um desses viciados em ferrugem teve a ideia de organizar um primeiro salão de automóveis clássicos na cidade, em benefício de uma liga feminina de combate ao câncer. O salão se realizou no estacionamento de um novo supermercado. E foi um grande sucesso de público. Um evento nunca antes visto na ainda provinciana Porto Alegre.

 

Na noite do encerramento, os cinco amigos do início desta história se reuniram para jantar no restaurante de um deles e decidiram fundar, ali mesmo, um clube de colecionadores para fomentar o antigomobilismo no Estado. Nascia, assim, o Veteran Car Club do Brasil / Rio Grande do Sul – que completará 40 anos de fundação em Novembro desse ano.

 

 

Desde então, o clube não parou de crescer. Serviu de modelo para outras associações no Estado e certificou placas de coleção para veículos originais. Do parque, os encontros se transferiram para uma praça em outra região da cidade. Depois, para o estacionamento da Câmara Municipal de Vereadores. E, mais tarde, passaram a ocupar também o pátio de um shopping da capital, onde o clube hoje tem sua sede.

 

Nessas quatro décadas, o Veteran Car Club do Brasil/RS estimulou o resgate do patrimônio histórico sobre rodas, organizou grandes eventos, formou gerações de colecionadores e elevou seus encontros à condição de atividade cultural reconhecida por lei. O nível das restaurações evoluiu. E o acervo dos associados reúne atualmente máquinas de várias épocas e procedências, que são premiadas em concursos nacionais. O VCCB/RS é um orgulho para Porto Alegre, como se vê nos desfiles organizados pelos associados nos aniversários da cidade. 

 

 

A trajetória deste clube, que nasceu despretensioso e se transformou em um patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul, vai ser contada em um livro ricamente ilustrado, que será lançado até o final do ano. O longo trabalho de pesquisas, entrevistas e seleção de fotografias está quase concluído, e a obra já se encontra em fase de redação e produção. É uma história tão fascinante que daria um livro, não é? Pois deu.

 

Fotografias: Eduardo Scaravaglione


Irineu Guarnier Filho é brasileiro, jornalista especializado em agronegócios e vinhos, e um entusiasta do mundo automóvel. Trabalhou 16 anos num canal de televisão filiado à Rede Globo. Actualmente colabora com algumas publicações brasileiras, como a Plant Project e a Vinho Magazine. Como antigomobilista já escreveu sobre automóveis clássicos para blogues e revistas brasileiras, restaurou e coleccionou automóveis antigos.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube