Clássicos • 19 Nov 2012
Clássicos • 01 Abr 2019
Shelby GT500 Fastback de 1968 encontrado num celeiro
Um “Barn Find” é algo que qualquer petrolhead sonha em encontrar, ainda mais quando é um automóvel raro. Este Shelby GT500 Fastback foi descoberto numa quinta, no Texas, num celeiro em avançado estado de degradação, mas o GT500 estava em bastante bom estado, tanto é que não foi submetido a um restauro profundo, somente a mecânica foi restaurada totalmente.
Mas este Shelby GT500 Fastback não é um GT500 qualquer. Foi descoberto e comprado por Amos Minter, em meados dos anos 2000. Após fazer uma pesquisa através do VIN, 00889, descobriu que este GT500 Fastback foi o único na cor “Raven Black” vendido novo para o Texas, em Janeiro de 1968, na El Paso Auto Center, vendido ao seu primeiro dono dois meses depois. O facto de a carroçaria não ter sido totalmente restaurada, é que a cor estava muito bem conservada, assim como o interior, de cor preta. A parte mecânica foi toda desmontada e reconstruída, além dos pneus que foram substituídos, pois ainda eram os originais, montados em 1968, mantendo as jantes Shelby de dez raios.
O dono da quinta tinha este GT500 na sua posse desde 1971, e estacionou-o no celeiro quando uma peça que se partiu, numa época em que o arranjo não compensava, devido ao baixo valor do automóvel, ficando parado até então.
A carroçaria do Mustang para o ano de 1967, foi totalmente alterada e o compartimento do motor alargado para receber o motor Ford FE, um Big Block V8, o mesmo motor utilizado nos automóveis da polícia, de 7.0L e 360 cv, acoplado a uma caixa manual de quatro velocidades. O motor recebeu um carburador Holley 715 CFM de quadruplo corpo, filtro de ar redondo com menor restrição, tampas das válvulas em alumínio com o emblema “Cobra” gravado e um colector de admissão em alumínio de maior diâmetro. A frente, produzida em fibra de vidro, foi desenhada de modo a diferenciar os Mustang Shelby dos tradicionais da Ford. Além do novo desenho, tem ainda duas entradas de ar no capot, sendo este mais alongado, e entradas de ar frontais maiores. Na traseira os farolins originais foram substituídos pelos do Ford Thunderbird e foi aplicado um spoiler. No ano de 1968, somente 1044 Shelby GT500 foram produzidos.
O interior do Shelby GT500 foi melhorado, tendo por base o do Mustang Deluxe, com uma nova consola central, apoio de braço acolchoado, um volante e moca da alavanca da caixa de velocidades da Shelby, e para dar maior segurança e rigidez foi instalado um roll bar. Este exemplar está ainda equipado com um rádio AM da Philco, e direcção e travões assistidos, com discos na frente. A suspensão foi bastante alterada, com molas progressivas, amortecedores ajustáveis Gabriel e barra estabilizadora mais grossa.
Este Shelby GT500 Fastback irá ser oferecido em leilão pela Mecum, num evento realizado de 14 a 19 de Maio, em Indianapolis.