Modernos • 04 Mar 2017
Modernos • 22 Mar 2019
Porsche apresenta o Cayenne Coupé
A Porsche está a alagar a família Cayenne. Um veículo ainda mais desportivo foi adicionado à terceira geração desta muito bem-sucedida gama SUV, o Cayenne Coupé. “O Coupé inclui todos os destaques técnicos do actual Cayenne, mas tem um design ainda mais dinâmico e novos detalhes técnicos, o que o posiciona como mais atlético e emocional”, afirma Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG. Os destaques do novo modelo Cayenne incluem as linhas mais marcantes com uma secção traseira totalmente única, um spoiler traseiro adaptativo, o banco traseiro com as características de dois bancos individuais, e dois tipos de tejadilho – um fixo, panorâmico, em vidro, de série, e um opcional em carbono.
A linha de tejadilho inclinada oferece um elegância sem paralelo
As proporções mais dinâmicas combinam com elementos design personalizados para emprestar ao novo Cayenne Coupé uma elegância sem rival. “A linha do tejadilho significativamente mais inclinada que desce em direcção à traseira torna a aparência do Cayenne Coupé ainda mais dinâmica e posiciona-o como o modelo de imagem mais desportiva no segmento”, afirma Michael Mauer, Vice-Presidente para o Design na Porsche. Este efeito é suportado pelo spoiler do tejadilho, o qual acentua a silhueta distinta do Coupé. O pára-brisas e o pilar A são mais inclinados do que no Cayenne, cortesia de um tejadilho com os cantos mais baixos em cerca de 20 milímetros. As redesenhadas portas traseiras e os guarda-lamas ampliam os ombros do veículo em 18 milímetros, contribuindo para uma impressão geral musculada. A placa da matrícula traseira está integrada no pára-choques, dando a sensação do veículo estar mais próximo do solo.
Com o seu spoiler adaptativo no tejadilho, o actual Cayenne Turbo foi o primeiro SUV a apresentar este tipo de aerodinâmica activa. O novo Cayenne Coupé pega nesta inovação eleva-a a outro patamar. Em todos os modelos Cayenne Coupé, o spoiler no tejadilho é combinado com um novo spoiler traseiro adaptativo como parte do Porsche Active Aerodynamics (PAA). O spoiler – harmoniosamente integrado na silhueta do modelo – alonga-se por 135 milímetros a uma velocidade de 90 km/h e acima, aumentando a pressão de contacto no eixo traseiro, enquanto o PAA, simultaneamente, aumenta a eficiência.
Grande tejadilho panorâmico em vidro, de série, e em carbono como opção
O novo Cayenne Coupé chega com um tejadilho fixo panorâmico em vidro 2,16 m2, de série. A área envidraçada de 0,92 m2 proporciona a todos os passageiros uma extraordinária sensação de espaço, enquanto a cortina retráctil integrada protege contra a exposição solar e frio. Um delineado tejadilho em carbono está disponível como opção. O contorno central dá ao tejadilho a imagem característica de um automóvel desportivo, similar ao Porsche 911 GT3 RS. O tejadilho em carbono está disponível com um de três pacotes desportivos de peso reduzido. Estes pacotes incluem também características Sport Design as novas jantes GT Design de peso reduzido e 22 polegadas, centros dos bancos em tecido com padrão axadrezado, e apontamentos e, carbono e Alcantara no interior. No Cayenne Turbo Coupé, o pacote incluiu também o sistema de escape desportivo.
Conforto em estrada com quatro bancos desportivos
O novo Cayenne Coupé oferece, de série, muito espaço para quatro passageiros. À frente, os novos bancos com apoios de cabeça integrados e regulação em oito vias oferecem um conforto excepcional e um óptimo apoio lateral. Atrás, o Coupé oferece de série dois bancos individuais. Em alternativa, o banco traseiro comfort – uma característica familiar do Cayenne – pode ser especificado sem custo. Os passageiros traseiros sentam-se 30 milímetros mais abaixo do que do Cayenne, significando que há imenso espaço para a cabeça mesmo com a silhueta desportiva e rebaixada do veículo. A capacidade da bagageira é de 625 litros, ideal para utilização diária, e aumenta até aos 1540 litros quando os bancos traseiros estão rebatidos (Cayenne Turbo Coupé: 600 até 1510 litros).
Lançamento no mercado com motores turbo de 340 cv e 550 cv
As linhas altamente dinâmicas e os elementos de design personalizados do novo Cayenne Coupé separam-no verdadeiramente do Cayenne Coupé semparam-no verdadeiramente do Cayenne. Ao mesmo tempo, beneficia de todos os destaques técnicos da terceira geração do modelo, a qual oferece poderosos sistemas de transmissão, inovadores sistemas de chassis, ecrã de operação digitais e conectividade intuitiva.
Dois motores de alta performance estão disponíveis no lançamento no mercado. O Cayenne Coupé com motor de seis cilindros, sobrealimentado, e capacidade de três litros disponibiliza 250 kW (340 cv) e um binário máximo de 450 Nm. O Pacote Sport Chrono, oferecido de série, proporciona uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,0 segundos, com este valor a descer para os 5,9 segundos com os opcionais pacotes de peso reduzido. A velocidade máxima é de 243 km/h. O topo de gama Cayenne Turbo Coupé arranca da linha de partida com um motor V8 de quatro litros com dupla sobrealimentação, 404 kW (550 cv), e um binário máximo de 770 Nm. O Cayenne Turbo Coupé acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos e tem uma velocidade máxima de 286 km/h.
Uma alargada gama de equipamentos logo à saída da fábrica
O novo Porsche Cayenne Coupé já está disponível para encomenda e chegará aos concessionários a partir do final de Maio. Em Portugal, os preços começam nos 120.794 euros para o Cayenne Coupé e nos 201.238 eurps para o Cayenne Turbo Coupé, com impostos em vigor à data. O extenso equipamento de série inclui direcção assistida Plus, jantes de 20″, Park Assist e atrás com câmara de marcha-atrás, Porsche Active Suspension Management (PASM) e Pacote Sport Chrono.
Deixe um comentário