Modernos • 18 Out 2017
Modernos • 15 Mar 2019
Mercedes anuncia novo AMG GT R Roadster
A Mercedes-AMG combina o seu fascinante supermodelo com a tecnologia do desporto automóvel e com a experiência de uma condução ao ar livre, coroando o portefólio de modelos desportivos descapotáveis. O novo AMG GT R Roadster adapta-se quer a pistas sinuosas quer a avenidas ou estradas costeiras. O motor V8 biturbo de 430 kW/585 CV, a suspensão ajustável com direcção activa no eixo traseiro, a aerodinâmica activa e a construção inteligente de baixo peso formam as bases para um comportamento extremamente dinâmico. E tal como os outros modelos roadster, o AMG GT R descapotável inclui a capota de lona em tecido de três camadas, com uma estrutura leve construída em alumínio, magnésio e aço.
O motor AMG de 4.0 litros V8 biturbo no AMG GT R Roadster fornece uma potência de 430 kW (585 CV) e um binário máximo de 700 Nm. Este último está disponível numa ampla faixa de rotação do motor, desde as 2100 às 5500 rpm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é realizada em 3.6 segundos. O dinamismo fornecido é sentido continuamente até à velocidade máxima de 317 km/h.
Design exterior
A secção dianteira inclinada para baixo e a grelha do radiador específica da AMG inclinada para a frente criam uma visual distintivo semelhante ao do “nariz de tubarão” e criam a sensação do modelo estar literalmente assente na estrada. Ao mesmo tempo, esta forma permite optimizar a aerodinâmica, aumentando o fluxo de ar de arrefecimento e o desempenho do modelo.
Os faróis LED High Performance equipados de série reforçam a associação à família AMG GT com a sua assinatura de iluminação. Uma faixa de luz trifuncional e arqueada assume as funções de luz diurnas, luz de navegação e luz de mudança de direcção. O sistema reflector multi-câmara com três reflectores simples para as luzes de médios e de máximos assegura a iluminação ideal da estrada e confere um visual desportivo e dinâmico.
As entradas de ar de grandes dimensões no pára-choques dianteiro asseguram o aumento do fornecimento do ar de arrefecimento ao motor. Para esta finalidade integram duas aletas horizontais aerodinamicamente optimizadas, que orientam o fluxo de ar para os radiadores praticamente sem perdas de carga.
As adicionais grelhas de ar nas extremidades do pára-choques dianteiro reduzem a turbulência do fluxo de ar, melhorando desta forma o coeficiente aerodinâmico do descapotável de dois lugares. Graças às suas aberturas estreitas e verticais, as grelhas de ar também orientam o ar para as cavas das rodas, optimizando as propriedades do fluxo de ar. Para assegurar um escoamento de ar ideal através dos duplos radiadores das cavas das rodas, o roadster integra adicionalmente exclusivos revestimentos das cavas das rodas com aletas especiais para a dissipação de calor.
Sistema activo de regulação do ar AIRPANEL
O sistema activo de regulação do ar AIRPANEL, incluído de série, é uma solução tecnológica de destaque. Para assegurar a necessária quantidade de ar de arrefecimento, as lamelas verticais na secção inferior do para-choques dianteiro são abertas e fechadas electronicamente através de um motor eléctrico em cerca de um segundo. A obtenção da posição ideal requer um controlo extremamente preciso e rápido.
Durante a condução normal sem o aumento das necessidades de arrefecimento, as lamelas permanecem fechadas para reduzir o atrito aerodinâmico e orientam o ar para a parte inferior da carroçaria. As lâminas só abrem quando certos componentes atingem determinadas temperaturas e as necessidades de arrefecimento se tornam elevadas, para permitir a passagem do máximo caudal de ar de arrefecimento para os permutadores de calor.
Proporções elegantes
As asas dianteiras de carbono extremamente leve acrescentam um total de 46 milímetros à largura da secção dianteira deste roadster comparativamente ao AMG GT e ao AMG GT S Roadster, e criam espaço para uma maior largura do eixo e combinações de jante/pneu de grandes dimensões.
A vista lateral beneficia das jantes AMG Performance em preto mate, equipadas de série. As jantes disponíveis têm as dimensões de 10.0 J x 19 ET56 para o eixo dianteiro e de 12.0 J x 20 ET52 para o eixo traseiro. As jantes de baixo peso têm três vantagens: reduzem o peso total, a massa de inércia e o peso não suspenso.
A traseira também é caracterizada por várias diferenças evidentes. Os painéis laterais em alumínio tornam o AMG GT R Roadster 57 milímetros mais largo na traseira do que o AMG GT e o AMG GT S Roadster.
A asa traseira de grandes dimensões com a terceira luz de stop integrada está fixada à tampa da bagageira e aumenta a força vertical descendente no eixo traseiro. Os apoios do aerofólio são pintados na cor da carroçaria enquanto a asa é pintada em preto brilhante. Em função da aplicação ou das condições da pista, a inclinação da asa pode ser mecanicamente ajustada com precisão – por exemplo, para aumentar a força vertical descendente no eixo traseiro.
Design interior
O design interior reflecte as linhas de design do exterior. O tablier salienta a largura do modelo, criando a sensação de estarmos perante uma asa robusta. Na consola central, uma insígnia com a inscrição “1 of 750” indica o número limitado de unidades produzidas do roadster.
O AMG GT R Roadster foi equipado com um painel de instrumentos com um ecrã de 12.3 polegadas e um ecrã multimédia de 10.25 polegadas na consola central, este oferece um design com três estilos de ecrã “Classic”, “Sporty” ou “Supersport”, específicos da AMG.
O AMG GT R Roadster foi equipado de série com o novo volante AMG Performance, caracterizado pelo seu design desportivo. As patilhas de mudanças no volante com revestimento galvanizado permitem um estilo de condução ainda mais desportivo com o comando manual da caixa de velocidades. Os botões tácteis integrados podem ser utilizados para controlar as funções do painel de instrumentos digital e do ecrã multimédia através de movimentos de deslizamento horizontais e verticais de um dedo.
O Pack AMG Interior Night também é um equipamento de série. Neste pack, as patilhas de mudanças, os raios do volante, as aplicações nos bancos AMG Performance e as embaladeiras das portas possuem um acabamento em preto brilhante, que combina com os elementos de revestimento em fibra de carbono AMG/preto lacado de série para reforçar ainda mais a desportividade do modelo.
O motor AMG de 4.0 litros V8 biturbo
O motor AMG de 4.0 litros V8 biturbo fornece uma potência de 430 kW (585 CV) no AMG GT R, enquanto o binário máximo de 700 Nm está disponível entre as 2100 e as 5500 rpm. Comparativamente aos outros modelos AMG GT, são utilizados diferentes turbo-compressores com um processamento modificado do compressor, uma válvula de controlo da pressão de sobrealimentação mais pequena, bem como um software de gestão do motor mais preciso.
Para uma óptima potência quando a temperatura do ar exterior é elevada, a Mercedes-AMG utiliza um sistema de arrefecimento ar-água indirecto. Com um óptimo fluxo de ar e de água, os permutadores de arrefecimento integram um circuito de água separado, de baixa temperatura e de duas fases de arrefecimento. A primeira fase de arrefecimento envolve dois permutadores paralelos nas cavas das rodas esquerda e direita. Em conjunto com o permutador de arrefecimento de grandes dimensões na secção dianteira do veículo como segunda fase de arrefecimento, o sistema é particularmente poderoso.
Sistema de escape AMG Performance
O sistema de escape especialmente desenvolvido não só produz um autêntico som de um veículo de competição, como também permite reduzir o peso em cerca de seis quilos graças à utilização de titânio na panela de escape traseira e aço inoxidável de parede fina na secção dianteira do sistema de escape.
Com esta forma hexagonal especial, a ponteira de escape de grandes dimensões disposta no centro do para-choques traseiro realça o carácter desportivo do modelo. Os dois tubos de escape adicionais estão instalados nos lados esquerdo e direito do difusor. As suas ponteiras são revestidas em fibra de carbono tal como no desporto automóvel para protegerem o difusor contra as elevadas temperaturas dos gases de escape. O sistema de escape está equipado de série com duas borboletas de escape variáveis, que influenciam directamente o som emitido pelo AMG GT R Roadster.
Caixa de velocidades de dupla embraiagem
A caixa de sete velocidades e de dupla embraiagem disposta no eixo traseiro também foi aprimorada pelos engenheiros da AMG. A primeira mudança na AMG SPEEDSHIFT DCT 7G possui uma relação de transmissão mais longa, enquanto a sétima mudança tem uma relação de transmissão mais curta para permitir uma aceleração mais rápida e uma resposta extremamente espontânea às rápidas solicitações no pedal do acelerador.
A função Race Start é agora mais impressionante graças ao aumento da rotação no arranque, ao controlo de tracção mais sensível e aos pneus desportivos para a utilização em pista. Além disso, o sistema de arrefecimento da caixa de velocidades foi adaptado aos requisitos mais exigentes da competição automóvel.
Suspensão AMG com amortecimento continuamente ajustável
Tal como no AMG GT R, a suspensão especialmente desenvolvida da AMG também é utilizada na versão descapotável. A tecnologia conhecida do desporto automóvel é combinada com o sistema de amortecimento continuamente ajustável AMG Ride Control. O sistema é controlado electronicamente e ajusta automaticamente o amortecimento em cada roda para se adaptar à situação de condução, à velocidade e às condições actuais da superfície da estrada.
AMG Traction Control
O sistema AMG Traction Control foi adoptado directamente do desporto automóvel e permite aos condutores pré-seleccionarem o escorregamento no eixo traseiro em nove níveis. O sistema isola a aderência nas rodas motrizes e não afecta a estabilização fornecida pelo ESP. Para esta finalidade, os correspondentes mapas de características são programados no sistema electrónico do veículo.
O sistema de travões de elevado desempenho
O sistema de travões de elevado desempenho assegura uma excelente desaceleração e uma elevada resistência ao desgaste, com discos de travões internamente ventilados e perfurados, com um diâmetro de 390 milímetros no eixo dianteiro e 360 milímetros no eixo traseiro. De série, as pinças de travões são pintadas de amarelo.
Como equipamento opcional, está disponível um sistema de travões cerâmicos de elevado desempenho. As vantagens deste sistema são a redução do peso em aproximadamente 15 quilos, um ciclo de vida mais prolongado e uma resistência ao desgaste ainda superior graças aos discos de travão cerâmicos com um diâmetro de 402 milímetros no eixo dianteiro e de 360 milímetros no eixo traseiro.