De onde surgiu a ideia para o nome Mustang?

Clássicos 24 Fev 2019

De onde surgiu a ideia para o nome Mustang?

Por Abílio Santos

Terá sido inspirado na raça de cavalos selvagens americana? Terá sido num avião? Vamos abordar esta questão e desmistificar a razão ou as razões que levaram a Ford a atribuir a designação de Mustang ao seu modelo automóvel.
 
No início da década de 1960, a Ford, cujo último modelo desportivo tinha sido lançado em 1954, o Thunderbird, via os seus concorrentes, como a Chevrolet a registar bastante sucesso nas vendas do Corvette.
 
A preferência do mercado norte-americano parecia incidir em modelos menos longos mas com linhas desportivas e com motores igualmente potentes. Por isso, a Ford, no seu Centro de Design, presidido por Gene Bordinat, trabalhava no desenvolvimento de uma versão com estas características que lhe permitisse liderar as vendas automóveis.
 
Nos vários departamentos de design foram apresentados vários projectos e a escolha acabou por recair no departamento “Advanced Vehicles”, chefiado por Bob Maguire e onde trabalhava o designer Jonh Najjar, nas propostas das linhas para o veículo do futuro.
 
John Najjar trabalhava na Ford Motor Company desde 1936 e quando Joe Oros esboçou um primeiro veículo, futurista com um capot comprido pontiagudo e carroçaria de alumínio com dois lugares, havia que atribuir-lhe um nome.
 

 
Na mente de J. Najjar surgiu a ideia da designação “Mustang” como forma de homenagear o avião de caça utilizado pelos EUA na Segunda Guerra Mundial, o P-51 Mustang.
 
Inicialmente a ideia do nome do avião pareceu inadequada a Maguire mas posteriormente com a associação à raça do cavalo selvagem do Oeste americano ficou definido que seria esse o nome.
 
Pode-se então dizer que a origem do nome “Mustang” foi inspirado no avião mas a sua aceitação baseou-se na associação com o cavalo selvagem.
 
Depois do nome escolhido era necessário escolher a imagem para o logótipo, que recaiu numa escultura de madeira de Charles Keresztes, que evidenciava um cavalo mustang a correr de uma forma desenfreada, transmitindo a ideia de velocidade selvagem!
 

 
Por último, era preciso definir a sua direcção, virado para Oeste ou para Este. Naturalmente o Mustang ficou virado para o “seu” terreno a Oeste.
 
A apresentação do primeiro Ford Mustang ocorreu na Feira Mundial em Flushing Meadows, Nova York, em 17 de Abril de 1964, e suscitou grande interesse e impacto no público.
 

 
A sua carroçaria compacta, o seu design atraente e estilo único traduziram-se num enorme sucesso de vendas, com 22 mil encomendas no dia de apresentação e em apenas 18 meses já registava um milhão de unidades entregues.
 
Deu inclusivamente origem a uma nova designação automóvel – os “Pony Cars”.
 
O sucesso nas vendas do Mustang registou uma subida estrondosa em direcção aos céus, tal como um avião de caça e nestas cinco décadas continua a percorrer as vias que nem um cavalo selvagem!


TAGS: Ford Mustang


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment