Facel Vega II de 1963 encontrado em celeiro vai a leilão

Mercado 20 Fev 2019

Facel Vega II de 1963 encontrado em celeiro vai a leilão

Recentemente encontrado num celeiro, no qual permaneceu durante 25 anos, este Facel Vega II de 1963 será leiloado pela Historics em Ascot, no dia 2 de Março. 

 

O exemplar que agora procura um novo proprietário é um dos 23 modelos fabricados com volante à direita. Foi originalmente registado a 16 de Abril de 1963 e esteve exposto no stand da marca francesa durante o London Motor Show desse ano. A dada altura foi colocado à venda no stand do piloto Roy Salvadori, sendo adquirido pela Southern Organs, uma empresa de compra e aluguer de automóveis. Em 1972 estava sob a propriedade de Jon Wilson, que depois de ficar detido numa prisão no País de Gales, escreveu uma carta autorizando Angelo Papacosta a vender o automóvel em seu nome. 

 

A partir desse momento o rasto do automóvel é totalmente desconhecido, apenas se sabe que permaneceu os últimos 25 anos num celeiro. Actualmente vermelho e com interiores em couro vermelho, acredita-se que a cor original da pintura era o cinzento. Equipado com um motor V8 da Chrysler, atingia a velocidade máxima de 225 km/h, impressionante para um automóvel de luxo de quatro lugares.

 

Entre 1962 e 1964 foram construídos 182 exemplares do Facel Vega II. A. No início da década de 60 as celebridades faziam fila para comprar os automóveis da Facel Vega, enquanto pilotos, como Stirling Moss e Rob Walker, davam à marca o selo de aprovação. A Facel Vega era nos anos 50 e 60 uma das marcas francesas mais caras do mercado, o modelo supramencionado custava à época o equivalente a dois Jaguar E-Type e um Lotus Elan. 

 

A Forges et Ateliers de Construction d’Eure-et-Loir (FACEL) foi fundada em 1939 por Jean Daninos, a marca especializou-se na produção de  componentes para aeronaves e mobiliário de metal. Após a II Guerra Mundial a Facel forneceu carroçarias para a Panhard, a Simca e a Ford France antes de lançar o seu próprio modelo em 1954, no Salão de Paris. Outros modelos se seguiram, inclusive o Vega II, sendo produzidos na totalidade cerca de 2900 automóveis até 1964, ano em que a fábrica da marca encerrou portas.

 

A leiloeira estima que o valor da venda do Facel Vega II se fixe entre as 130 mil e as 150 mil libras. 

 

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Facel Vega


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment