Clássicos • 13 Dez 2018

Clássicos • 05 Fev 2019
Alfa Romeo Giulietta SZ resgatado de uma cave 35 anos depois
Ouvir falar de automóveis antigos abandonados em garagens ou celeiros poeirentos, encontrados passados largos anos é uma situação singular, desta vez o achado é ainda mais sui generis. Quem diria que uma cave, cujo único acesso era um elevador, pudesse esconder um Alfa Romeo Giulietta SZ durante 35 anos?
Esta descoberta é provavelmente uma das mais impressionantes que o universo dos clássicos viu nos últimos tempos. Além dos peculiares contornos em que foi descoberto, trata-se de um dos modelos mais raros da marca do quadrifoglio.
O SZ ou Sprint Zagato descoberto no passado mês de Novembro em Turim era propriedade de um mecânico que, presumivelmente, não conseguiu tirar o automóvel da cave devido à avaria do elevador, deixando-o lá por mais de três décadas. Após o falecimento do seu proprietário que não deixou herdeiros, o governo italiano ficou encarregue das suas propriedades que, como é habitual, foram leiloadas. O leilão realizou-se na passada quinta-feira e o Alfa Romeo alcançou a impressionante cifra de 547 mil euros.
Sob o capot encontramos uma versão altamente afinada do motor de 1.3 litros da Alfa Romeo, com quatro cilindros, carburador duplo, produzindo 115 cv. O modelo chegou a ser utilizado em vários eventos automobilísticos, incluindo as 24 Horas de Le Mans. Foram produzidos 210 exemplares do SZ, as últimas 40 unidades do modelo exibem uma traseira Kammback, concebida para melhorar a aerodinâmica. Estes exemplares de final de produção são conhecidos por SZ II ou “Coda Tronca”.
O exemplar encontrado foi fabricado em 1962 e pertence aos últimos exemplares construídos. Considerando que ficou 35 anos numa cave o modelo italiano encontra-se em óptimas condições e aparentemente completo.
TAGS: Alfa Romeo Giulietta SZ
PARTILHAR:
Deixe um comentário