Os 8 melhores momentos internacionais que marcaram 2018 no universo dos clássicos

Clássicos 31 Dez 2018

Os 8 melhores momentos internacionais que marcaram 2018 no universo dos clássicos

Recordados os melhores momentos no universo dos clássicos a nível nacional, o Jornal dos Clássicos não se podia despedir de 2018 sem destacar os melhores momentos internacionais. 

 

Ferrari 250 GTO vendido pelo valor recorde de 70 milhões de dólares

 

 

Foi no passado mês de Junho que se estabeleceu um novo recorde para o valor mais alto de sempre pago por um automóvel. 70 milhões de dólares! Este 250 GTO, fabricado em 1963, foi conduzido por Lucien Bianchi e Georges Berger e subiu ao lugar mais alto do pódio do Tour de France em 1964. O principal historiador da Ferrari, Marcel Massini, que descreveu este modelo do “Cavallino Rampante” como um dos três ou quatro melhores GTO do mundo, confirmou que foi comprado por um empresário americano. Massini afirmou ainda que dentro de cinco anos um 250 GTO poderá valer 100 milhões de dólares.

 

Goodwood Festival of Speed

 

 

A edição deste ano celebrou o 25º aniversário daquele que é considerado um dos maiores festivais do mundo dos automóveis clássicos. Para assinalar o Jubileu de Prata, o Duque de Richmond escolheu os seus 25 momentos favoritos – destaques pessoais que, de maneiras muito distintas, foram marcos na história do Goodwood Festival of Speed. Esses momentos, os automóveis e pilotos que os criaram, foram os alicerces da edição de 2018. Os 70 anos da Porsche também foram celebrados, vários modelos da marca de Zuffenhausen estiveram presentes numa exposição na zona central do evento.

 

Le Mans Classic 

 

 

A 9ª edição do Le Mans Classic contou com mais de 500 automóveis históricos de competição, divididos em seis grelhas correspondentes a épocas específicas entre 1923 e 1981, que animaram o famoso circuito num fim de semana de muito sol e calor. Antigos pilotos, gentleman drivers, mecânicos, juntos no paddock ao lado de um alinhamento de automóveis impressionante, uma verdadeira linha cronológica da competição reunida num só lugar, como só La Sarthe consegue oferecer. Foram 135 mil pessoas que marcaram presença na edição deste ano.

 

Exposição “The Porsche Effect” no Petersen Automotive Museum

 

 

Em parceria com a Porsche o Petersen Automotive Museum apresentou a exposição “Porsche Effect” para celebrar os 70 anos da marca. A exposição reúne alguns dos automóveis mais emblemáticos da marca de Zuffenhausen e pode ser visitada até 27 de Janeiro.

 

Goodwood Revival 

 

 

Aquele que é considerado um evento de referência para todos os entusiastas de veículos clássicos celebrou este ano o seu vigésimo aniversário. O Goodwood Revival oferece aos seus visitantes uma verdadeira viagem no tempo, através dos diferentes espaços dedicados aos vários nichos da cultura motorizada. 

 

Ferrari 290 MM vendido por mais de 19 milhões de euros 

 

 

No leilão realizado pela RM Sotheby’s no Peterson Automotive Museum, a 8 de Dezembro, o Ferrari 290 MM, chassis 0628, foi arrematado por 19,3 milhões de euros. O 290 MM foi conduzido por uma incrível variedade de pilotos da Scuderia Ferrari incluindo Juan Manuel Fangio, Phil Hill, Peter Collins, Wolfgang von Trips, Olivier Gendebien, Eugenio Castellotti e, mais tarde por Stirling Moss, em alguns dos mais prestigiados eventos de corridas do mundo. 

 

Encerramento do Donington Collection Museum

 

 

Ao fim de mais de quatro décadas a ilustrar a história do automobilismo mundial, o Donington Collection Museum encerrou portas. Localizado junto ao icónico circuito de Donington Park, este era um dos maiores e mais importantes museus dado ao seu espólio. Nele constavam diversos monolugares de equipas como a Williams, Ferrari, McLaren, Brabham ou Lotus, conduzidos por pilotos como Ayrton Senna, Jack Brabham, Tazio Nuvolari, Nigel Mansell, Juan Manuel Fangio ou Alain Prost. 

 

Spa Classic

 

 

Considerado pelos principais pilotos como um dos melhores circuitos do mundo, Spa-Francorchamps faz parte do grupo de pistas históricas como Le Mans, Indianápolis ou Mónaco. Tendo recebido pilotos como Juan-Manuel Fangio, Alberto Ascari, Bruce McLaren, Jim Clark, Alain Prost, Ayrton Senna ou Michael Schumacher, o circuito é hoje palco também do Spa Classic, que homenageia os pilotos e os automóveis que fizeram historia por todo o mundo. Durante os três dias em Spa puderam ser admirados 300 automóveis de competição, divididos em oito categorias, e cerca de dois milhares de automóveis expostos nas zonas dedicadas aos clubes.


TAGS: Donington Collection Museum Ferrari 250 GTO Ferrari 290 MM Goodwood Festival of Speed Goodwood Revival Le Mans Classic Petersen Automotive Museum Spa Classic


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment