Modernos • 16 Set 2018
Modernos • 29 Nov 2018
O novo Porsche 911 é mais potente, mais veloz e mais digital
O Porsche 911 celebrou a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Los Angeles. Inequivocamente comprometido com o ADN do design da Porsche, com uma imagem muito mais musculada e um interior com um ecrã táctil de 10,9″, o novo 911 é intemporal – e moderno. Elementos de chassis e de controlo inteligente, assim como inovadores sistemas de assistência, combinam magistralmente o dinamismo sem compromissos, pelo qual o clássico automóvel desportivo de motor traseiro é afamado, com as exigências do mundo digital.
Modelos Carrera S começam nos 450 cv
O motor boxer de seis cilindros sobrealimentado dos 911 Carrera S e 911 Carrera 4S produz agora 331 kW (450 cv). Isto corresponde a um aumento de 22 kW (30 cv) comparativamente ao modelo anterior. Ambos os modelos 911 batem a marca dos quatro segundos para a acelaração dos zero aos 100 km/h: o Coupe de tracção traseira precisa apenas de 3,7 segundos e o 911 Carrera 4S com tracção integral necessita apenas de 3,6 segundos. Isto torna ambos 0,4 segundos mais velozes do que os modelos anteriores. A velocidade máxima é agora de 308 km/h (911 Carrera S) e 306 km/h para a versão de tracção integral. O consumo de combustível do 911 Carrera S é de 8,91 l/100 km, enquanto o 911 Carrera 4S regista 9,01 l/100 km.
Linguagem clara de design e identidade inconfundível
O design exterior é completamente novo e enfatiza o salto para o 911 da geração 992. Arcos das rodas significativamente mais pronunciados sobre as jantes dianteiras de 20″ e traseiras de 21″. A traseira tem agora a mesma largura em todos os modelos, destacando a esguia secção central.
Na dianteira, a carroçaria é 45 milímetros mais larga. A integração dos puxadores eléctricos nas portas enfatiza o perfil suave e delineado. Por entre os novos faróis LED, um capot com vincos pronunciados evoca o design das primeiras gerações do 911. A traseira é dominada em todos os modelos pela significativa maior largura, pelo spoiler de posição variável e pela elegante faixa de luz. Excluindo as secções dianteiras e traseiras, a carroçaria é toda feita em alumínio.
O interior completamente novo é caracterizado pelas linhas vincadas e direitas do tablier com instrumentos integrados. Os modelos 911 do anos 70 foram a sua fonte de inspiração. Ao lado do conta rotações em posição central – tipicamente Porsche – dois finos ecrãs sem moldura apresentam informação ao condutor. O ecrã do PCM tem agora 10,9 polegadas, e pode ser operado rapidamente e sem distracções graças a uma nova arquitectura. Localizado abaixo do mesmo está uma unidade compacta de cinco botões que fornecem acesso directo a funções importante do veículo. Em termos de digitalização, o 911 dá o passo em direcção ao futuro com a conectividade permanente, assim como novas funções e serviços.
Novos sistemas de assistência aumentam a segurança e conforto
Numa estreia mundial, a Porsche desenvolveu o modo Wet, incluído de série. Esta funcionalidade detecta água na estrada, adapta os sistemas de controlo e alerta o condutor, o qual pode definir o veículo para prestar particular atenção à segurança, pressionando simplesmente um botão, ou utilizando o selector de modos no volante.
Os sistemas de aviso e travagem, também incluídos de série, detectam o risco de colisão com objectos em movimento e iniciam a travagem de emergência, se necessário. O Assistente de Visão Noctura com imagem térmica está opcionalmente disponível para o 911 pela primeira vez. O cruise control adaptativo inclui controlo automático da distância, função de paragem e arranque, protecção activa dos ocupantes e uma inovadora função autónoma de assistência em emergência.
As funcionalidades do 911 são circundadas por três ofertas digitais exclusivas: a Porsche Road Trip app para viagens extraordinárias, o assistente pessoal Porsche 360+ e a calculadora digital Porsche Impact Emissions para neutralizar a sua pegada ecológica individual.
O preço do 911 Carrera S começa nos 146.550 euros e do 911 Carrera 4S nos 154.897 euros, impostos incluídos. O novo modelo já pode ser encomendado.