Eventos • 01 Mai 2012

O lendário circuito belga de Spa-Francorchamps, que no distante mês de Maio abriu o calendário de eventos de clássicos com o fantástico Spa Classic,fechou a época com o Spa Six Hours, ao longo de cinco dias de pura emoção automobilística. A edição de 2018 ocorreu de 12 a 16 de Setembro.
As boas-vindas ao Outono
Finais de tarde com cheirinho a Outono alternado com gasolina, passados num dos mais bonitos circuitos do mundo. Soa bem não soa? Foi mesmo esta a experiência vivenciada por quem visitou o circuito de Spa-Francorchamps durante as Six Hours. Sendo um evento com diversas corridas, de várias classes, e muitas actividades a ocorrerem em simultâneo, revelou-se desde logo muito aliciante para todos os entusiastas de automóveis, culminando no ponto alto do evento e a corrida mais aguardada, o “Spa Six Hours Endurance Race”.
Seis horas de pura diversão
Esta é uma verdadeira corrida de resistência e não apenas uma pequena demonstração. Foram 114 os automóveis que alinharam na grelha de partida para seis horas de emoção e revivalismo, numa prova que começa durante a tarde e termina em plena noite escura. O período nocturno da corrida é mesmo o maior desafio para os pilotos, dada a quantidade de automóveis em pista e a diferença de andamentos, num traçado relativamente curto.
Ainda assim, o espírito da prova é genuíno e remete-nos para os anos dourados da competição, sendo um desafio para todos os pilotos e respectivas equipas, ao mesmo tempo que lhes proporciona grande satisfação, uma vez que este é um dos eventos mais autênticos e menos filtrados no que toca a competição de clássicos.
Numa corrida onde a estratégia tem um peso considerável, a vitória sorriu a Marcus Graf von Oeynhausenand e Nico Verdonck aos comandos do Ford GT40, ainda que com uma curta vantagem de apenas 2.5 segundos para o segundo classificado.
Corridas para todos os gostos
Desengane-se quem pensa que o evento se resumiu à corrida de resistência. Para além da atracção principal, o programa contemplou várias corridas, nas categorias Pre-War Sports Cars, Masters Pre-66 Touring Cars, FIA Masters Historic Formula One Championship, FIA Masters Historic Sports Cars Championship, Woodcote Trophy e Stirling Moss Trophy, entre muitas outras.
Com um total de mais de 600 automóveis participantes nas diversas corridas, que fizeram as delícias dos entusiastas, existiram ainda áreas de lazer para crianças e adultos, degustações de produtos da região e stands de venda de automobilia. Repleta de diversidade e qualidade, foi assim esta grande festa em homenagem ao passado da competição automóvel.