Spa Six Hours 2018: Season Finale

Eventos 12 Out 2018

Spa Six Hours 2018: Season Finale

Por Pedro Cegonho

O lendário circuito belga de Spa-Francorchamps, que no distante mês de Maio abriu o calendário de eventos de clássicos com o fantástico Spa Classic,fechou a época com o Spa Six Hours, ao longo de cinco dias de pura emoção automobilística. A edição de 2018 ocorreu de 12 a 16 de Setembro.

 

As boas-vindas ao Outono

 

Finais de tarde com cheirinho a Outono alternado com gasolina, passados num dos mais bonitos circuitos do mundo. Soa bem não soa? Foi mesmo esta a experiência vivenciada por quem visitou o circuito de Spa-Francorchamps durante as Six Hours. Sendo um evento com diversas corridas, de várias classes, e muitas actividades a ocorrerem em simultâneo, revelou-se desde logo muito aliciante para todos os entusiastas de automóveis, culminando no ponto alto do evento e a corrida mais aguardada, o “Spa Six Hours Endurance Race”.

 

Seis horas de pura diversão

 

Esta é uma verdadeira corrida de resistência e não apenas uma pequena demonstração. Foram 114 os automóveis que alinharam na grelha de partida para seis horas de emoção e revivalismo, numa prova que começa durante a tarde e termina em plena noite escura. O período nocturno da corrida é mesmo o maior desafio para os pilotos, dada a quantidade de automóveis em pista e a diferença de andamentos, num traçado relativamente curto.

 

Ainda assim, o espírito da prova é genuíno e remete-nos para os anos dourados da competição, sendo um desafio para todos os pilotos e respectivas equipas, ao mesmo tempo que lhes proporciona grande satisfação, uma vez que este é um dos eventos mais autênticos e menos filtrados no que toca a competição de clássicos.

 

Numa corrida onde a estratégia tem um peso considerável, a vitória sorriu a Marcus Graf von Oeynhausenand e Nico Verdonck aos comandos do Ford GT40, ainda que com uma curta vantagem de apenas 2.5 segundos para o segundo classificado.

 

Corridas para todos os gostos

 

Desengane-se quem pensa que o evento se resumiu à corrida de resistência. Para além da atracção principal, o programa contemplou várias corridas, nas categorias Pre-War Sports Cars, Masters Pre-66 Touring Cars, FIA Masters Historic Formula One Championship, FIA Masters Historic Sports Cars Championship, Woodcote Trophy e Stirling Moss Trophy, entre muitas outras.

 

Com um total de mais de 600 automóveis participantes nas diversas corridas, que fizeram as delícias dos entusiastas, existiram ainda áreas de lazer para crianças e adultos, degustações de produtos da região e stands de venda de automobilia. Repleta de diversidade e qualidade, foi assim esta grande festa em homenagem ao passado da competição automóvel.

 

spasixhours_14
spasixhours_8
spasixhours_2
spasixhours_4
spasixhours_5
spasixhours_1
spasixhours_3
spasixhours_6
spasixhours_7
spasixhours_9
spasixhours_13
spasixhours_12
spasixhours_11
spasixhours_10
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
spasixhours_14
spasixhours_8
spasixhours_2
spasixhours_4
spasixhours_5
spasixhours_1
spasixhours_3
spasixhours_6
spasixhours_7
spasixhours_9
spasixhours_13
spasixhours_12
spasixhours_11
spasixhours_10
previous arrow
next arrow

 

 

 


TAGS: Spa Six Hours Spa-Francorchamps


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment