Caramulo Motorfestival: O motor de uma vila

Eventos 01 Out 2018

Caramulo Motorfestival: O motor de uma vila

Por Salvador Patrício Gouveia

Quando o começámos o Caramulo Motorfestival em 2006, foi desde logo um sucesso, com grande adesão, em primeiro lugar dos apoiantes, e em especial da Câmara Municipal de Tondela, sem a qual o evento nem tinha “dado à chave”, em segundo lugar dos participantes, sem os quais não haveria espectáculo, e em terceiro, do público, sem o qual não teríamos projecção, retorno ou impacto.
 
A ideia era boa, simples e abrangente, mas era uma semente do que o evento poderia e viria a tornar-se. Na primeira edição, e dada a nossa reduzida experiência (e em boa verdade, da nossa capacidade de em tão pouco tempo o colocar de pé), o Caramulo Motorfestival baseava-se apenas em cinco pilares, sendo eles o Museu do Caramulo, uma oferta de exposições temáticas (dentro e fora do museu), um Rali de Clássicos, a Feira de Automobilia e finalmente a Rampa do Caramulo. Esta última seria uma das grandes atracções por se tratar de um regresso ao fim de mais de uma década de interregno. Ainda assim, tivemos a clarividência de entender que apesar de a rampa ser o factor que traria dinâmica ao evento, por se tratar de uma prova com automóveis desportivos, clássicos ou simplesmente raros, não vingaria sozinha à escala que desejávamos, tendo por isso que ser complementada e contextualizada por algo maior, neste caso um festival. Esta fórmula permanece verdadeira até aos dias de hoje. O Caramulo Motorfestival tem já 13 anos, mas continua em crescimento, em tamanho e em variedade, e é hoje, mais do que tudo, um festival para os portugueses, aficionados de motores ou não.
 
O Caramulo Motorfestival é hoje o maior festival motorizado em Portugal, com mais de 40 eventos em simultâneo no programa que inclui as clássicas provas na rampa, passeios e concentrações de automóveis e motos, as demonstrações motorizadas, as aparições de pilotos, as exposições temáticas de automóveis e várias pistas. Mas não só. O evento tem também muita coisa fora do universo motorizado para oferecer como um Air Show, parques para crianças, um Gaming Center, exposições de arte, actividades radicais e outdoor, música ao vivo, gastronomia e muito mais, para que toda a família possa atender ao evento, ideia base do conceito deste festival.
 
Com isto, o Caramulo Motorfestival criou assim uma fórmula para colocar a vila, o concelho e o país num mapa de visita incontornável por parte do público, e já agora, das marcas que se associam ao evento, fazendo com que, pelo menos uma vez por ano, todas as atenções se virem em força para o Caramulo. Os efeitos são positivos e notórios, com um destaque para o incremento da notoriedade da vila enquanto destino onde acontecem coisas e pela energização de toda a economia local, da hotelaria à restauração, dos serviços ao comércio.
 
Desde a sua fundação, e durante décadas, a vila do Caramulo viveu da saúde, com a sua Estância Sanatorial. Com o fim dessa era, veio a fase do turismo, natureza, cultura e bem-estar, pilares da estratégia de posicionamento actual do Caramulo. Hoje, volvidos 13 anos sobre a primeira edição do evento, acreditamos que, a par do turismo e do Museu do Caramulo, o Caramulo Motorfestival se tornou no motor do Caramulo.

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube