Goodwood Festival of Speed: O Jubileu de Prata

Eventos 25 Jul 2018

Goodwood Festival of Speed: O Jubileu de Prata

Por Pedro Cegonho

Entre os dias 12 e 15 de Julho foram comemorados os 25 anos do Goodwood Festival of Speed, a referência para todos aqueles que vivem a cultura dos veículos motorizados.
 
O grandioso evento, que festejou o Jubileu de Prata este ano, desde a sua primeira edição que tem vindo a redefinir os standards para os festivais dedicados a esta temática, sendo prova disso mesmo a grande diversidade e espantosa qualidade dos automóveis e pilotos que estiveram presentes.
 
Lord March, numa perspectiva de celebração, escolheu 25 momentos que ocorreram ao longo das várias edições e que de alguma forma considerou serem episódios marcantes na história do evento.
 
Sinais dos tempos
 
Nesta edição do Goodwood Festival of Speed fez-se história, tudo devido ao futuro da mobilidade, pois pela primeira vez um automóvel autónomo subiu a célebre rampa. Gostemos ou não, a condução autónoma está aí a chegar, tanto para entrar no nosso quotidiano, como para abrir portas a inovadoras formas de competição automóvel.
 
Foram dois os veículos autónomos a subir a rampa e ambos não poderiam ser mais díspares entre si. O primeiro, um clássico Ford Mustang de 1965 adaptado às mais novas tecnologias, contrastou com o Robocar, um automóvel desenhado de raiz para a competição autónoma.
 
O Ford Mustang mostrou as limitações do projecto ao subir a rampa muito devagar, em ziguezague, sendo por vezes necessária a intervenção humana, o que indicou que este ainda necessita de bastante desenvolvimento. Totalmente diferente foi a prestação do RoboCar, com uma volta limpa e a um ritmo considerado razoável, mostrando os últimos desenvolvimentos e dando viabilidade ao projeto RoboRace, que deverá estrear em breve.
 
E os automóveis mais memoráveis foram…
 
Como já é apanágio do Goodwood Festival of Speed, muitos automóveis de relevo marcaram presença no evento, como é o caso do Mercedes-Benz 300 SLR de Juan Manuel Fangio conduzido por Giacomo Agostini, o Porsche 962 com a decoração da Rothmans que marcou o reencontro de Jochen Mass com o automóvel que o levou à vitória em Kyalami, até à aparição do icónico Mustang outrora conduzido por Steve McQueen no clássico do cinema Bullitt.
 
Ao mesmo tempo, algumas marcas levantaram o véu às suas criações mais recentes, entre as quais podemos sublinhar o fantástico Brabham BT62, modelo que pretende homenagear a icónica marca britânica, e o novo projeto da Singer, denominado “Design and Lightweighting Study”, materializado num sensacional automóvel que é sem dúvida o pináculo da génese do Porsche 911.
 
70º aniversário da Porsche em destaque
 
goodwoodfos2018_6
A Porsche continua em grande com as comemorações do seu 70º aniversário. De forma a assinalar a data, uma selecção extraordinária de automóveis esteve presente no Festival, o que proporcionou aos entusiastas da marca a oportunidade de admirar os modelos das distintas modalidades onde a Porsche competiu, bem como os protótipos e os modelos de estrada que a consolidaram como uma das referências incontornáveis no que a automóveis desportivos diz respeito.
 
A cereja no topo do bolo foi a homenagem à marca de Estugarda através da tradicional escultura central.
 
Venham mais 25 anos
 
Surpreendente e replecto de diversidade, assim podemos descrever o Goodwood Festival of Speed. Sejam máquinas históricas, modelos autónomos futuristas ou até homens-foguete, o importante é manter a paixão pelos motores, materializada em eventos como este, onde essa mesma paixão pode ser celebrada.
 

goodwoodfos2018_0
goodwoodfos2018_1
goodwoodfos2018_2
goodwoodfos2018_3
goodwoodfos2018_4
goodwoodfos2018_5
goodwoodfos2018_6
goodwoodfos2018_7
goodwoodfos2018_8
goodwoodfos2018_9
goodwoodfos2018_10
goodwoodfos2018_11
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
goodwoodfos2018_0
goodwoodfos2018_1
goodwoodfos2018_2
goodwoodfos2018_3
goodwoodfos2018_4
goodwoodfos2018_5
goodwoodfos2018_6
goodwoodfos2018_7
goodwoodfos2018_8
goodwoodfos2018_9
goodwoodfos2018_10
goodwoodfos2018_11
previous arrow
next arrow

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube