Eventos • 19 Jul 2014
A aquisição de um automóvel clássico é especial. Não se trata apenas do veículo em si, mas de toda a aventura, da partilha de informação, do lifestyle associado, da busca incessante por aquela peça em falta, do regresso à mais pura das conduções, sem filtros. É em torno do automóvel clássico que se vêem nascer comunidades, as quais muitas vezes evoluem para clubes e, consequentemente, se criam eventos para materializar essa paixão.
Os eventos de carros clássicos, sejam eles organizados de forma amadora ou profissional e independentemente da sua dimensão, são de extrema importância em vários aspectos, uma vez que permitem a interacção entre pessoas com este interesse em comum e a partilha de conhecimento, ao mesmo tempo que dão a conhecer um pouco da história e cultura automóvel à sociedade em geral.
Ao longo dos tempos vimos surgir diversos eventos, que evoluíram ano após ano e foram-se consolidando, sendo hoje em dia referências no calendário dos clássicos.
Historic Road Rallies – O derradeiro teste do homem da máquina
É quase inexplicável a beleza do Tour Auto ou a magia da Mille Miglia. São provas que englobam tudo aquilo que é a paixão pelos clássicos e nos permitem contemplar uma montra de automóveis de classe mundial, as paisagens deslumbrantes dos seus itinerários, com as suas estradas perfeitas para consumar o prazer da condução.
O formato de ambas as provas fazem com que o piloto tente superar-se para contornar as adversidades, para levar até à linha de chegada o seu automóvel de aspecto frágil, mas que a idade já deu provas da sua resistência.
À sua passagem as caravanas são aplaudidas, tanto por entusiastas como por simpatizantes dos clássicos, os quais dão aquela força necessária aos pilotos e completam a festa com acenos e sorrisos.
Historic Races Circuits – A paixão pela velocidade
Existem eventos que nos transportam directamente para os anos de ouro do desporto automóvel, com toda a magia que lhe é intrínseca. Um dos expoentes máximos desta afirmação é o Grand Prix de Monaco Historique, ainda em rescaldo da edição deste ano, onde é possível viver as emoções, os cheiros, os sons e o ambiente em torno dos carros de Fórmula 1 mais espectaculares que alguma vez pisaram as pistas, a competir no derradeiro circuito urbano que dispensa apresentações.
E se recordar é viver, Lord March faz questão de receber todos aqueles que desejam voltar atrás no tempo e experienciar as corridas e o estilo de vida de uma época. Refiro-me, claro está, ao Goodwood Revival, onde a variedade de automóveis, corridas e categorias, a caracterização das boxes e os trajes de antigamente nos transportam para outra dimensão.
E em Portugal? O que é nacional é bom
Se no panorama internacional a cultura do automóvel clássico é vivida intensamente, em Portugal podemos afirmar com toda a certeza que acompanhamos essa paixão, como provam os eventos nacionais de muita qualidade que dispomos actualmente.
Começando pelas 500 Milhas ACP, uma prova de referência nos historic road rallies nacionais, reúne num só dia as melhores e mais distintas paisagens que Portugal tem para oferecer, com a ajuda da mítica Estrada Nacional 2. É um regalo para os participantes, ao mesmo tempo que os carros que estes conduzem despertam a curiosidade nos locais por onde passam.
O Caramulo Motorfestival, um dos melhores eventos realizados neste meio a nível nacional, é considerado por muitos a derradeira festa lusa em tributo aos clássicos. A Rampa do Caramulo, o fantástico Museu, a par com o ambiente vivido e as romarias de vários clubes que fazem questão de estar presentes, são uma verdadeira homenagem ao automóvel e às competições de outros tempos.
Já o recente Estoril Classic, que viu a sua primeira edição acontecer o ano passado, vem desde o início marcar lugar no calendário de eventos nacionais. Com um potencial enorme, é uma oportunidade única para ver e rever as máquinas que marcaram a Fórmula 1 ao longo dos tempos, bem como a sua evolução. Além disso, ouvir estes motores a gritar em plenos pulmões no Autódromo Fernanda Pires da Silva tem um sabor especial e traz aquela nostalgia…
Todos estes e tantos outros eventos me fascinam, pois cada vez mais os automóveis clássicos, devido aos valores astronómicos pelos quais são transaccionados actualmente, ficam retidos numa garagem com pretensões meramente financeiras por parte dos seus proprietários. É imperativo para nós, entusiastas, continuar a utilizar o automóvel clássico para a finalidade com que foi concebido: rodar, ser conduzido, ser visto, apreciar a sua condução única. Só assim conseguiremos cativar e mostrar o verdadeiro sentido destas máquinas às gerações vindouras, pois a paixão pelo automóvel requer movimento. Estes eventos são uma mais-valia e um meio para cumprir este objectivo, portanto, longa vida aos eventos de clássicos!