A Madeira e os clássicos são perfeitos um para o outro

Eventos 22 Jun 2018

A Madeira e os clássicos são perfeitos um para o outro

Por Adelino Dinis

O Madeira Classic Car Revival é um dos mais importantes eventos de clássicos em Portugal. Nesta que é a sua sexta edição, fui novamente convidado a integrar o júri para o prémio Best of Show dos automóveis.
 
Acompanharam-me nestas funções Luis Cunha, do ACP Clássicos e Miguel Côrte-Real, também já habituados a estas funções.
 
Este ano, a exposição de automóveis e o concurso, designados The Classic Motor Exhibition, foi no dia 26 de Maio, com a Rampa dos Barreiros a ser disputada no dia seguinte.
 
O figurino do concurso tem evoluído quase todos os anos e esta edição teve também uma alteração significativa. Desta feita, cabía-nos escolher cinco finalistas de todos os automóveis expostos (mais de 300!). Destes, refinaríamos a escolha para três e passaríamos a responsabilidade aos clubes da Madeira, que elegeriam o Best of Show.
 
Boa parte dos automóveis expostos já eram nossos conhecidos e foi sem surpresa que três deles já haviam estado entre os finalistas.
 
Ao MG TA, Mercedes-Benz 190 SL e Lancia Fulvia HF1600 juntaram-se um bonito Jaguar E Roadster e o carismático Borgward Isabella.
 
Os critérios de restauro, preservação e apresentação ditaram que os selecionados fossem os três primeiros e os clubes da Madeira decidiram distinguir o MG TA de 1937, propriedade de João Noronha, como o Best of Show de 2018.
 
O MG TA irá participar no VI Concours d’Elegance do Estoril, de 5 a 7 de Outubro.
 
A Victoria Vicky, de 1956, de Roberto Frango, nas motos e pela Philips de 1957, de Bernardo Mendes de Almeida, nas bicicletas, completaram o trio de Best of Show desta edição.
 
Mas o evento do Funchal é muito mais do que um concurso de restauro. É um acontecimento social e cultural, com música, público e manequins vestidos à época.
 
Este ano destacou-se a Banda de jazz “dixieland” Black & White, que foram sensacionais.
 
No Domingo realizou-se mais uma edição da Rampa dos Barreiros que, desta vez, partiu da Praça do Povo, aproveitando as estruturas e enquadramento do evento da véspera.
 
O vencedor foi Adalberto Melim, em Mini Cooper S Mk2.
 
Os organizadores João Mendes de Almeida, Urbino Rebelo, Bruno Fernandes e Eduardo Jesus e a sua equipa conseguiram mais um feito extraordinário com a realização deste evento.
 
A proxima edição poderá ser ainda melhor, sobretudo se finalmente se concretizar a ligação por Ferry entre o Funchal e o Algarve, o que permitiria maior participação internacional e do continente.
 
Até lá, fique com algumas fotos deste magnífico evento.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube