João Louro expõe em “Zéro de Conduite” na Fundação Serralves

LifeStyle 10 Jun 2018

João Louro expõe em “Zéro de Conduite” na Fundação Serralves

O artista plástico, e conhecido petrolhead, vai fazer parte da exposição “Zéro de Conduite” que decorre de 1 de Junho a 9 de Setembro na Fundação Serralves.
 
A exposição apresentará trabalhos de artistas portugueses e internacionais de diferentes gerações representados na Colecção de Serralves. O título é o mesmo do filme de 1933 do realizador francês Jean Vigo (Paris, França, 1905-1934) em que, num repressor colégio interno, com regras de comportamento muito rígidas, quatro rapazes decidem revoltar-se contra a direcção da escola.
 
Através de uma grande diversidade de suportes (pintura, escultura, fotografia, cartazes, livros de artista, instalação, filme e vídeo), a mostra guia-nos pela iconoclastia, pelo total desrespeito pelas regras do bom gosto, do bom comportamento e do bem feito, pelo ataque a todas as figuras da autoridade que marcaram indelevelmente a arte dos últimos 60 anos.
 
Entre as estratégias aplicadas por estes artistas contam-se a apropriação desassombrada, a ligação a universos marginais à arte (e a figuras de facto marginais, nas franjas da sociedade), o recurso à violência e ao acidente, a reivindicação do amadorismo, do anti virtuosismo.
 
Entre os artistas representados estarão, entre outros Vito Acconci, Maria José Aguiar, Eleanor Antin, David Askevold, Lynda Benglis, Isabel Carvalho, Mauro Cerqueira, Pedro Costa, Raymond Hains, Ana Jotta, Bruce Nauman e Dieter Roth.
 
A exposição é organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves e comissariada por João Ribas, director adjunto e Ricardo Nicolau, adjunto da directora do Museu.
 
Mais informação disponível aqui.
 
joaolouroserralves


TAGS: João Louro


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment