UMM: A história de um símbolo português

Arquivos 08 Jun 2018

UMM: A história de um símbolo português

Por Paulo Ramos

Portugal é um país de descobridores, inventores e sonhadores. Não só descobrimos e inventamos como criámos carros, um dos mais notórios de origem portuguesa é o famoso UMM (União Metalo-Mecânica).
 
Originalmente criado para ser “o tractor” agrícola “, o UMM existe desde 1977, e desde então esteve ao serviço de forças policiais, militares e bombeiros. Actualmente este clássico ocupa a garagem de muitos orgulhos proprietários, que os mantêm quase imaculados, destinando-os a passeios de fim-de-semana, aventuras todo o terreno ou, até mesmo, como veículo diário.
 
A evolução do UMM nos últimos 40 anos é, certamente, notória, desde o primordial UMM Cournil de “porta curta” Entrepreneur até ao Alter II turbo, é inquestionável a sua qualidade e popularidade, tendo vindo cada vez mais a despertar o interesse de portugueses e estrangeiros.

 
Constituído por motores 2.1d, 2.3d, 2.5d e 2.5 turbo (alguns dos mais massificados), o objectivo do fabricante passou por criar um veículo resistente, potente e fiável. Desde o Cournil com frente mais arcaica até à evolução para Alter I e um design mais refinado, culminando na inserção do motor Turbo no Alter II, que lhe proporcionava uma velocidade de ponta de 160 km/h e uma facilidade de condução incomum para a época.
 
Este clássico participou no rally Paris-Dakar em várias edições da década de 80, onde iniciaram e finalizaram todos os cinco UMMs que nela participaram com excelentes histórias pelo percurso.
 
Contudo, não só de glórias viveu a UMM, houve também períodos conturbados. O início do declínio da marca deveu-se a redução das encomendas pelo Estado português, que optou pelo seu concorrente directo, o Nissan Patrol, deferindo assim um “golpe” que se viria a pensar ter sido fatal para a marca UMM.
 
Actualmente existem clubes e aficionados da marca que o utilizam para passeios com turistas, ou como veículo de culto de tempos áureos e histórias de aventuras com um clássico multifacetado, como evidenciado pela publicidade televisiva “o clássico do campo, o desportivo da cidade”.
 
Um veículo que marcou uma era e que nos dias de hoje é sinónimo de aventura, memórias e desejos de criança.
 
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
previous arrownext arrow
Slider


TAGS: UMM


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment