Bernie Ecclestone compra McLaren de Senna por mais de 4 milhões de euros

Mercado 25 Mai 2018

Bernie Ecclestone compra McLaren de Senna por mais de 4 milhões de euros

O McLaren MP4/8 com que Ayrton Senna conquistou o Grand Prix do Mónaco em 1993, foi arrematado pelo antigo “patrão” da Fórmula 1 no passado dia 11 de Maio, no leilão levado a cabo pela Bonhams em Monte Carlo.

 

Bernie Ecclestone despendeu de 4.197.500 milhões de euros para levar para casa o exemplar que Senna pilotou na temporada de 1993 e com o qual conquistou o seu sexto Grande Prémio do Mónaco. Este foi um dos valores mais altos pagos por automóvel de Fórmula 1 moderno, ficando, todavia, aquém dos mais de 6 milhões de euros pelos quais foi arrematado o Ferrari F2001 conduzido por Michael Schumacher.

 

Ecclestone possui uma grande colecção de automóveis históricos da Fórmula 1, na qual constam vários modelos da Brabham da época em que foi chefe da equipa, além de ter adquirido com o passar dos anos outros modelos em leilão.

 

São poucos automóveis da McLaren da era Senna, além dos que foram cedidos à Honda, que não se encontram na sede da equipa inglesa em Woking. O entusiasmo causado pelo modelo de 1993 não vem somente pelo facto de ter sido o último conduzido por Senna na McLaren, mas também por ter um maior valor prático. O motor Ford pode ser utilizado de forma independente, ao contrário do que acontece com os modelos de motor Honda, que seriam impossíveis de rodar sem assistência oficial de fábrica.

 

Ayrton Senna pilotou o McLaren MP4/8 em oito provas, vencendo cinco GP (Brasil, Europa, Mónaco, Japão e Austrália). Foi ainda ao volante do MP4/8 que Senna alcançou a sua 40º vitória na Fórmula 1 e realizou aquela que viria a ser considerada a melhor primeira volta da história da F1.


TAGS: Ayrton Senna Bonhams McLaren F1 McLaren MP4/8


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment