Eventos 16 Mai 2018

“Volkswagen: 80 anos ao serviço do povo” no Museu do Caramulo termina este Domingo

A exposição temporária temporária “Volkswagen: 80 anos ao serviço do povo”, patente no Museu do Caramulo e dedicada aos 80 anos da marca de Wolfsburgo, chega ao fim já no próximo Domingo.

 

O termo “Volkswagen” surgiu em 1924, pelo engenheiro alemão Josef Ganz, que lutava para modernizar a indústria automobilística alemã. Em 1933, durante a visita ao Salão Internacional de Berlim, Adolf Hitler viu no projecto “Volkswagen” uma forma eficiente de propaganda Nazi e encarregou Ferdinand Porsche de desenvolver o modelo que ficaria conhecido na Alemanha como “Käfer”, em Portugal como “Carocha” e nos Estados Unidos e Grã-Bretanha como “Beetle”.

 

Em 1938, o governo alemão apresentou o “KdF-Wagen”, mais tarde denominado “Carocha”, produzido na cidade fábrica KdF-Stadt, hoje conhecida como Wolfsburg e sede do Grupo Volkswagen.

 

Após 1948, a Volkswagen tornou-se um importante elemento simbólico e económico da recuperação da Alemanha Ocidental e em 1964, ao adquirir a Audi/Auto Union, uma nova geração de Volkswagens surgiu, com os modelos Golf, Polo e Passat.

 

“Volkswagen: 80 anos ao serviço do povo” conta com cinco modelos emblemáticos da Volkswagen, incluindo o raríssimo Kübelwagen, o veículo mais antigo da marca, em Portugal.

 

A exposição conta com o apoio da Câmara Municipal de Tondela, do Jornal dos Clássicos, do Motor24,do VW Ar Clube de Portugale do Banco BPI.

 

Para mais informações, consulte o site do Museu do Caramulo em www.museu-caramulo.net.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube