Modernos • 22 Fev 2018
Modernos • 01 Mai 2018
Novo 911 GT3 RS regista tempo recorde por volta no “Inferno Verde”
A 16 de Abril, o Porsche 911 GT3 RS definiu mais uma referência para os automóveis desportivos aprovados para utilização em estrada, no Circuito de Nürburgring-Nordschleife, na Alemanha: o piloto de fábrica da Porsche, Kévin Estre, registou um tempo por volta de 6:56.4 minutos com o GT3 RS de 520 cv. A volta do piloto francês foi 24 segundos mais rápida do que o melhor tempo alcançado com o anterior modelo GT3 RS. O piloto de desenvolvimento Porsche, Lars Kern, dividiu os deveres da condução com Estre. Seguindo o 918 Spyder e o 911 GT2 RS, o novo GT3 RS é o terceiro automóvel desportivo de produção em série a ficar abaixo do notável tempo por volta de sete minutos no mais desafiante dos circuitos, conhecido como “Inferno Verde”. Como é habitual nas voltas de registo, o tempo foi alcançado na volta de 20,6 quilómetros.
Frank Steffen Walliser, Vice-Presidente do departamento Motorsport e dos automóveis GT, afirmou: “Nenhum outro modelo Porsche chega tão perto da competição como o novo GT3 RS. Inúmeras ideias inovadoras foram extraídas do mais alto nível da competição; por exemplo, a partir do 911 GT3 RS. Esta é a filosofia dos nossos modelos GT: a mais alta tecnologia pode ser fascinante, mas alcançável. A respeito disso, não há teste mais exigente para as nossas ideias do que o Nordschleife.”
Andreas Preuninger, Director da gama de modelos GT, acrescentou: “Todos os quatro tempos por volta de ambos os pilotos ficaram abaixo dos sete minutos e apenas a uns décimos de segundos entre eles. Isto prova não só a fantástica potência do GT3 RS, mas também o extraordinário comportamento nos limites. Um conjunto perfeitamente coordenado oferece uma dinâmica de alto nível mesmo com um motor com uma potência relativamente modesta. Para o condutor, cada uma dos milhares de peças do automóvel tem de ser sentida como única – isto é uma força imbatível do GT3 RS. E o que me delicia especialmente é quão o Lars e o Kévin se divertiram quando conduziram este automóvel.”
O piloto de 29 anos, Estre, começou a sua volta recorde às 11:40 horas com condições ideais, “Esta volta foi um experiência sensacional para mim”, revelou mais tarde. “Nas curvas rápidas e na travagem, em particular, o GT3 RS está inacreditavelmente perto do automóvel de competição, GT3 R. Isto acontece também graças à nova geração de pneus para automóveis desportivos de utilização em estrada. Gosto muito do motor do GT3 RS. Fazer 9.000 rotações por minuto a partir de um motor de seis cilindros é fantástico. O som é um sonho e o binário é avassalador. ”
Desde 2016 que Kévin Estre pertence a uma equipa de pilotos de fábrica Porsche, compete com o Porsche 911 RSR no Fia World Endurance Championship (WEC), que inclui as 24 Horas de Le Mans. No ADAC GT Masters corre com o 911 GT3 R.
O 911 GT3 RS com chassis de competição, motor atmosférico de quatro litros e 383 kW (520 cv) fez a sua estreia no Salão Automóvel de Genebra no início de Março. O automóvel desportivo de alta performance acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 312 km/h.
Em Portugal o 911 GT3 RS está disponível a partir dos 250.515 mil euros, impostos incluídos.