Descoberto primeiro Land Rover que estava desaparecido há 30 anos

Clássicos 11 Jan 2018

Descoberto primeiro Land Rover que estava desaparecido há 30 anos

A Land Rover encontrou o seu avôzinho e vai dar-lhe toda a atenção que ele merece.
 
O protótipo de pré-produção, que se pensava estar perdido para sempre, foi encontrado num jardim, a apenas alguns quilómetros de distância da fábrica de Solihull e vai agora ser totalmente restaurado.
 
Trata-se de um dos três exemplares apresentados no Salão de Amsterdão, em 1948, um acontecimento que marcou o início da carreira comercial deste formidável veículo, cuja produção se manteve até 2016.
 
Este Land Rover manteve-se em utilização até meados dos anos 60, quando se imobilizou numa zona campestre no País de Gales.
 
Em 1988 perdeu-se o seu rasto, quando estava em vias de ser restaurado. Foi encontrado em 2016, mas foi necessário o trabalho de investigação de alguns especialistas até se comprovar que se tratava de um dos três modelos de pré-série.
 
A equipa da Classic Works da Land Rover, que se dedica a todo o trabalho de preservação e restauro dos modelos da marca, vai agora iniciar a recuperação deste modelo, que ficará terminada ainda este ano, para a celebração dos 70 anos da marca britânica.
 
O restauro dos modelos de pré-série apresenta algumas complicações, já que tem pormenores que não passaram para os modelos de produção, como é o caso dos painéis de alumínio de maior espessura e o chassis galvanizado.
 
Também o tom de verde claro utilizado nestes primeiros exemplares terá que ser investigado e reproduzido fielmente.
 
Estes modelos de pré-série apresentaram os característicos elementos estéticos que se mantiveram nas séries seguintes e no Defender.
 
Todos os proprietários e entusiastas Land Rover estão convidados a visitar o Classic Centre Jaguar Land Rover, para acompanhar este cuidadoso restauro.
 



PARTILHAR:

5
Deixe um comentário

Please Login to comment
3 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Paulo PachecoRui MarinhoMário Leal Recent comment authors
Paulo Pacheco
Visitante
Paulo Pacheco

No meu entendimento este não é o «primeiro» Land-Rover…
A legenda da foto «SI de condução central» também não é muito exacta, dado que na realidade não é um Series I, mas sim o protótipo conhecido por «The Centre Steer».
Notem que, na época, a designação Series I não existia, dado que não havia ainda sequer a Series II.
Na foto dos Land-Rovers junto ao avião, a série dos mesmos é a Series IIA e não II, na variante Station Wagon.

Rui Marinho
Visitante
Rui Marinho

Este é o R03 e foi um dos apresentados no Salão de Amsterdão, tendo sido o (ou um dos 3) a serem apresentados ao público.

Paulo Pacheco
Visitante
Paulo Pacheco

No meu entendimento esta viatura de pré-produção só pode deve ser o L.07. Não pode ser o L.03, mesmo que tenha sido convertido para RHD (R.03). Note-se ainda que o L.03 foi a primeira viatura matriculada, pelo que não poderá ser este… Faz sentido que seja o desaparecido L.07 e que, à semelhança de tantos outros, foi reconvertido em RHD. Não pode ser um número superior a este pois as viaturas de pré-produção expostas do Salão Internacional de Amesterdão saíram da fábrica no dia 28 de Abril de 1948. As viaturas com números iguais ou superiores a vinte já saíram… Read more »

Mário Leal
Membro
Mário Leal

O Primeiro Land Rover de Pré Produção foi R.01, hoje devidamente restaurado e portador da matrícula HUE 166…
Este, e pela foto, já tem um motor 1.6, o que quer dizer que terá de ter um nº entre R.26 e R.48 se a memória não me falha…
Alguém confirma?

Paulo Pacheco
Visitante
Paulo Pacheco

O L26 foi «despachado» em 14 de Junho e este evento teve início no dia 30 de Abril.
A motorização 1.6 litros foi aplicada desde o princípio até 1951, ou seja, não houve mudanças na motorização antes do L.26.