Eventos • 14 Out 2017
Eventos • 29 Dez 2017
Retromóvil Madrid culminou com balanço muito positivo
Mais de 22000 pessoas estiveram presentes no regresso do Salão Internacional do Veículo de Época.
A Organização ficou satisfeita com a qualidade e diversidade dos conteúdos, que geraram um grande ambiente com repercussões económicas positivas entre os expositores.
O Calendário das feiras de veículos clássicos culmina com a recente celebração da XV edição da Retromóvil Madrid com a sensação geral da organização de que este regresso da feira decana de clássicos madrilena foi muito positiva e que os aficionados desfrutaram dos seus conteúdos.
Não era para menos, pois poucas vezes se consegue o equilíbrio entre a exibição de peças de mais de cem anos, tanto em carros como em motas, (Hispano-Suiza Alfonso XIII/Bugatti Brescia ou a mota Werner 2HP, também do bisavô do Rei) como em desportivos de colecção (espectaculares modelos da Ferrari e da Porsche), como outros veículos tão queridos dos Espanhóis como o Seat 124 e o Seat 600, cujas efemérides coincidiram neste certame, ou ainda uma variedade de motocicletas clássicas muito interessantes.
Foi assim um certame equilibrado e com muita variedade, perante o qual o público respondeu pois já se pode fazer um balanço de assistência, com mais de 22000 visitantes nos dois dias e meio de duração da feira.
O director da Retromóvil Madrid, José Enrique Elvira, valoriza os resultados deste salão como satisfatórios, “pois criaram uma boa base para futuras edições, estando já preparados para começar a traçar as grandes linhas do que será a Retromóvil 2018”.
Elvira assegurou que “o certame vai crescer de forma progressiva, pois o Ifema-Feira de Madrid é um espaço ideal para organizar este tipo de feiras e a nossa experiência contribuirá para a gestão de conteúdos e mobilização do público”.
O director do certame acrescentou que “um sinal positivo desta exposição é que os principais espaços e stands foram ocupados vários meses antes do que estava previsto e, no final, foram vários os expositores que ficaram de fora, tal como numerosos particulares que queriam trazer o seu carro para venda”.
Feira com amplo programa
A Retromóvil Madrid viveu umas jornadas de conteúdos notáveis, como a apresentação do Spain Classic Raid, a celebração de cinco concentrações (Seat 124, Seat 600, Porsche, Triumph TR e Renault Joaninha), que animaram os parques de concentrações e de clássicos, a apresentação de cinco livros da actualidade do mundo do motor, a celebração de várias demonstrações profissionais ou o II Seminário de Restauração de Motores Clássicos, entre outras actividades.
Ao mesmo tempo, a variedade de conteúdos e a possibilidade de apreciar veículos do principio do século XX e muitos outros das décadas de 40 e 50, até modelos mais actuais, permitiu ao público em geral apreciar com curiosidade como foi evoluindo o mundo do motor.
Tudo isto foi muito apreciado pelos aficionados do mundo do motor e em especial pelos amantes dos clássicos, profissionais, restauradores e coleccionadores.
Os dados positivos de assistência foram reflectidos numa boa receita de negócio, não só pelas vendas directas de modelos mas também na zona de mercado comercial, pela actividade que foi vista entre os diferentes expositores.
Os visitantes tiveram acesso a produtos variados, para além dos carros e das motas à venda entre os diferentes expositores. Estiveram presentes stands de peças, acessórios, prendas, documentação, livros e revistas, roupa e outros objectos.
A área comercial foi precisamente um dos atractivos principais do certame pois muitos proprietários de veículos tiveram a possibilidade de adquirir produtos necessários para os seus modelos, assim como peças de todo o tipo.