Modernos 05 Dez 2017

Terzo Millennio, o futuro da Lamborghini

Por Hélio Valente De Oliveira

A Automobili Lamborghini em colaboração com dois laboratórios do Massachusetts Institute of Technology (MIT) marca os primeiros passos de um futuro Lamborghini superdesportivo.
 
Em Novembro, a Lamborghini apresentou o novo conceito de design “Lamborghini do Terceiro Milénio”. O conceito imagina teorias de design e tecnologia do amanhã, mantendo o visual intrigante, performance de excepção e, o mais importante, a emoção visceral encontrada em todas as dimensões de um Lamborghini. É feito para futuros entusiastas de automóveis superdesportivos.
 
490255
 
490246
 
O objetivo tecnológico do projeto é permitir que a Lamborghini avalie o futuro do supercarro desportivo em cinco dimensões diferentes: sistemas de armazenamento de energia, materiais inovadores, sistema de propulsão, design visionário e emoção.
 
490253
 
As duas primeiras dimensões são concebidas em conjunto com os dois laboratórios do Instituto de Tecnologia de Massachusetts: o “Dinca Research Lab”, liderado por Prof. Mircea Dinca, do Departamento de Química e o “Mechanosynthesis Group”, liderado pelo Prof. Anastasios John Hart, do Departamento de Engenharia Mecânica. A colaboração é financiada pela Automobili Lamborghini e pretende levar a inovação radical no armazenamento de energia tecnologia de sistemas e ciência dos materiais.
 
491005
 
Stefano Domenicali, presidente e diretor executivo da Automobili Lamborghini, diz: “Exatamente há um ano assinámos um acordo com o programa MIT-Itália no Massachusetts Institute of Technology. Foi o início de uma colaboração entre duas entidades de excepção para a criação de um projeto que pretende escrever uma página importante no futuro de Super carros desportivos para o terceiro milênio.
 
Colaborar com o MIT para o nosso departamento de R & D é uma oportunidade excepcional para fazer o que a Lamborghini sempre fez muito bem: reescrever as regras sobre supercarros desportivos. Agora estamos a apresentar um concept-car emocionante e progressivo. Estamos inspirados por abraçar o que é impossível hoje para criar as realidades do amanhã: a Lamborghini deve sempre criar os sonhos da próxima geração.”
 
490257
 

Sistemas de armazenamento de energia

 
A estratégia de criar carros superdesportivos com desempenho intransigente gera motivação da Lamborghini para revolucionar a abordagem da armazenagem de energia, afastamento das baterias convencionais e investigação do potencial dos supercapacitadores para equipar o Terzo Millennio.
 
Isto está em linha com a aplicação de supercapacitadores de baixa tensão no Aventador, que começou há cinco anos. O próximo passo lógico é o desenvolvimento de um sistema de armazenamento capaz de fornecer energia, com picos muito elevados e regenerar energia cinética com influência muito limitada no envelhecimento e no ciclo de vida do veículo, e com a capacidade de, simetricamente, libertar e colher energia elétrica. Assim, a colaboração com o Prof. Mircea Dinca visa superar os limites da tecnologia de hoje e fechar a lacuna na densidade de energia das baterias convencionais, preservando o poder elevado, comportamento simétrico e o ciclo de vida muito longo relacionado à tecnologia de supercapacitadores. O Prof. Dinca diz: “A nova colaboração com a Lamborghini permite-nos ser ambiciosos e pensar fora da caixa ao projetar novos materiais que respondem aos desafios de armazenamento de energia para os requisitos de um veículo desportivo elétrico. Esperamos formar parcerias com os seus engenheiros e trabalhar neste projeto emocionante “.
 
490250
 
Materiais inovadores
 
Para apoiar esta revolução em sistemas de armazenamento de energia, os materiais e as suas funções também precisam de mudar. A Lamborghini pretende continuar a desenvolver a sua liderança na concepção e produção de estruturas e peças em fibra de carbono, aumentando a sua capacidade de desenvolver recursos e funções que levem materiais leves ao próximo nível.
 
491013
 
Por esta razão, a cooperação com o Prof. John Hart investigará novos métodos de fabrico de materiais de fibra de carbono que constituem a carroçaria do Terzo Millennio, que também atuará como um acumulador no armazenamento de energia e permitir que o corpo completo do carro seja usado como um sistema de armazenamento. Prof. Hart diz: “estamos entusiasmados em combinar a nossa experiência em materiais avançados e fabrico com a visão e suporte da Automobili Lamborghini, e para desenvolver novos conceitos que moldarão o futuro do transporte”.
 
491017
 
O projeto também visa combinar a tecnologia para monitorizar continuamente a estrutura completa de fibra de carbono, visível e não-visível, com o conceito de “auto-cura”: o objetivo é fornecer ao Terzo Millennio a capacidade de realizar a sua própria monitorização estrutural para detectar fendas e danos na subestrutura derivada de acidentes. Neste caso, um processo de autorreparação começa através de microcanais cheios de substancias químicas de cura, reduzindo para zero os riscos de pequenas fendas se propagarem ainda mais na estrutura de fibra de carbono. Isso permite maior redução de peso com maior uso de fibra de carbono ou a aplicação de CFK para peças de alta fadiga.
 

Sistema de propulsão
 
O sistema de armazenamento de energia está ao nível do desempenho: cada roda incorpora um motor elétrico integrado, perpetuando o compromisso de quatro rodas motrizes e, entretanto, colhendo as oportunidades oferecidas pelos motores elétricos: binário alto, reversibilidade e possibilidade de mover energia por fio. O Terzo Millennio, portanto, também incorpora os primeiros passos para a Lamborghini na direção da criação de um “Lamborghini Elétrico”. Movendo os motores elétricos para as rodas tem outro efeito positivo: liberdade para os designers e técnicos de aerodinâmica.
 
Design
 
O Terzo Millenio é o resultado visionário concebido pelo Lamborghini Centro Stile para expressar elementos de futuros designs, levando em conta as mudanças radicais na tecnologia e antecipação de elementos dos próximos design Lamborghini. Um exemplo para uma afirmação forte é a evolução e mais desenvolvimento da assinatura típica da Lamborghini, em Y, nos grupos óticos dianteiros e traseiros.
 
490245
 
Como resultado da mudança de tecnologias, o design pode ser uma expressão radical de supremacia aerodinâmica, baseada numa arquitetura inteiramente nova, totalmente dedicada a aperfeiçoar o fluxo de ar. Um monocoque altamente avançado baseado na tecnologia “Forged Composite” da Lamborghini pode ser modelada, contendo apenas o sistema de acumulação de energia e os bancos do condutor e co-piloto, inspirados em automóveis de competição.
 
490244
 
Emoção
 
Fundamental para um hipercarro Lamborghini do futuro é sustentar a emoção de conduzir um Lamborghini e uma experiência imersiva do condutor. A capacidade de resposta dos motores elétricos, controle de binário nas quatro rodas e o sistema dinâmico de controle da carroçaria aumentará a experiência do condutor, projetando-o no terceiro milênio. Finalmente, a aerodinâmica consequente e abordagem “lightweight” inovadora resultará numa nova dimensão dinâmica, tanto longitudinal como lateral, nesta combinação até hoje desconhecida em carros eletrificados.
 
490258
 
O cockpit virtual do Terzo Millenio permite mais que viajar pelas estradas de um mundo futuro: a simulação de condução pilotada permite que o condutor seja levado numa pista, como a Imola, por um expert virtual antes do condutor assumir o controlo, sentindo-se como um “piloto”, experimentando o carro e o circuito real enquanto segue o “ghost car” virtual.
 
490247
 
Fotos e video: media.lamborghini.com
 
490252
 
Mais informação em Automobili Lamborghini.
 


TAGS: Lamborghini Lamborghini Terzo Millennio


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment