Competição • 09 Abr 2017
Competição • 29 Nov 2017
Mais de 90 equipas nas 48 Horas Automóveis Antigos Alentejo 2017
Na mais concorrida edição de sempre, as 48 Horas Automóveis Antigos Alentejo, saldaram-‐se por um enorme êxito, tanto a nível social, como desportivo. Depois das inscrições terem superado as 90 equipas inscritas, a comitiva dos automóveis antigos e clássicos voltou a reunir-se em Beja, a cidade que tem vindo a ser o palco de partida para as 48 Horas Automóveis Antigos Alentejo.
Este ano o automóvel mais antigo presente foi o MG PB, fabricado em 1935, que veio do Porto para participar no evento e ser o primeiro a ir para a estrada na manhã do dia 11 de Novembro. Sempre sob um sol ímpar de Outono, a caravana cumpriu a 1ªEtapa que os levou até ao Castelo de Viana do Alentejo, ficando para trás as passagens por Cuba, Alvito e Alcáçovas.
De modo a enaltecer a vertente social, habitual nas provas realizadas pelo Clube Português de Automóveis Antigos, a organização liderada por Luís Brito, levou ainda os participantes a visitarem a Fábrica do Chocalho e o Paço Real. Após o almoço, foi disputada a 2a Etapa, com passagem em Vila Nova da Baronia, com posterior neutralização na Quinta do Quetzal.
O dia fechou com o já “obrigatório” jantar na Pousada Convento Beja. No Domingo, dia 12 de Novembro, o road-book
levou os participantes por Alfundão, Torrão e Alcácer do Sal, onde a Pousada daquela localidade acolheu o almoço de distribuição de prémios. No final, e feitas as contas, Nuno Serrano e Alexandre Berardo em Porsche 912 de 1968 foram os grandes vencedores da Categoria F (e da classificação geral, caso houvesse.) Entre os automóveis mais antigos (Categoria D), nota de destaque para a prestação da dupla António e Bernardete Viegas que, aos comandos do Citroen 11 BL de 1938, levaram a melhor sob a concorrência.
Já entre os automóveis construídos durante o período Pós-Guerra (1 de Janeiro de 1946 e 31 de Dezembro de 1960), a vitória coube a Fernando Almeira e a Maria José Carrapatoso, num MG A de 1956. A dupla do Volvo 240, Ivo Miguel Tavares e Isabel Pires venceram na categoria G.