Eventos • 01 Mar 2013
Eventos • 29 Nov 2017
Encontro mensal de Novembro Palácio Nacional de Queluz
O Queluz Clássicos realizou no passado Domingo o penúltimo encontro mensal de 2017, tendo-se verificado uma enorme afluência de entusiastas do automóvel clássico que superou todas as expectativas.
Além dos habituais entusiastas, sócios e amigos do Clube, que mensalmente e ao terceiro Domingo marcam na agenda uma visita até ao Palácio Nacional de Queluz, foi com enorme satisfação que este mês foram recebidos inúmeros novos participantes que fizeram questão de passar a manhã na companhia deste Clube. A organização agradece a todos e espera que tenham gostado do salutar convívio em torno dos clássicos.
Entre as marcas presentes, podemos referir as seguintes: Alfa Romeo, Austin, Aston Martin, BMW, AEC, DAF, Fiat, Ford, Datsun, Autobianchi, Opel, MG, Subaru, Portaro, Renault, Toyota, Rolls-Royce, Jaguar, Volvo, Vespa, Morris, Matra Simca, Land Rover, Range Rover, Porsche, VW, e Citroën.
Dos cerca de oitenta veículos participantes, destaque para a Citroën 11 Cv “Arrastadeira”. Estiveram presentes dois exemplares deste modelo, um BL de 1954 e um B de 1956 e houve oportunidade de aprender alguns dados importantes com o proprietário de uma das viaturas (BL) que é um profundo conhecedor deste popular modelo da Citroën. Foi comercializado entre 1934 e 1957 e foram produzidas cerca de 760 mil unidades, também ficou conhecido por “Traction Avant”, por ter sido o primeiro modelo do construtor francês com tração dianteira. Outra das novidades residia no facto da sua suspensão dianteira ser independente e do seu chassis ser monobloco, o que o tornava mais leve que os seus directos rivais perto de 100 kg. Este pormenor e o facto da “Arrastadeira” ser bastante mais baixa e com uma menor distancia ao solo, fruto da tração dianteira e da colocação dos eixos, fazia com que a Traccion Avant fosse mais comedida que os seus rivais em matéria de consumos.
Para responder a todos estes desafios a Citroën construiu uma fábrica nova de raiz para a produção do Traction Avant, a fim de poder ter uma maior capacidade de produção utilizando técnicas mais avançadas do que as que se utilizavam na época.
De referir ainda que a 11 BL está nas mãos do actual proprietário desde 1973, sendo o seu segundo proprietário. Quando foi adquirida em 1973 vinha em muito mau estado mas, depois de um vasto restauro, ficou no estado que as fotos documentam.
Queluz Clássicos agradece a todos os que estiveram presentes connosco e que proporcionaram uma excelente manhã, onde o automóvel clássico foi o personagem principal. O Clube volta a organizar um almoço no próximo dia 17 de Dezembro, sendo que as informações serão reveladas oportunamente.
Deixe um comentário