Veículos clássicos certificados ficam isentos de IPO

Clássicos 29 Nov 2017

Veículos clássicos certificados ficam isentos de IPO

A partir de 1 de janeiro de 2018 todos os veículos certificados como sendo de Interesse Histórico passam a estar isentos da Inspecção Periódica Obrigatória (IPO).
 
O decreto-lei 144/2017 que regula o regime de inspeções técnicas de veículos a motor, publicado hoje em Diário da República, estipula que a partir de 1 de janeiro de 2018, os veículos entre 1960 e 1988 passam a estar isentos da IPO, desde que sejam certificados como sendo de Interesse Histórico. Até agora, a inspecção obrigatória era anual para todos os veículos posteriores a 1960.
 
São consideradas nesta categoria os veículos pelo menos com 30 anos de matrícula, de um modelo já não fabricado, objecto de conservação histórica mantendo o seu estado original e sem características técnicas com alterações significativas.

 
Luis Cunha, Secretário-Geral do ACP Clássicos, comentou o acontecimento ao Jornal dos Clássicos: “Esta era uma notícia que já esperávamos, sobretudo desde a directiva comunitária de 2014, que estávamos à espera que fosse transcrita para o nosso país. Consideramos que este é mais um passo importante para a criação de um Estatuto de âmbito cultural que enquadre os veículos de interesse histórico e os proteja para o futuro.”
 
Também Tiago Patrício Gouveia, director do Museu do Caramulo, refere que “é uma medida positiva que vai contribuir, de forma global, para todo o meio dos veículos clássicos que está já há algum tempo debaixo de pressão, seja pela legislação seja pela tributação em vigor que em pouco ou nada distingue um automóvel com interesse histórico de um automóvel normal”.
 
As certificações de interesse histórico são emitidas em Portugal por três entidades de utilidade pública: o Museu do Caramulo, o ACP Clássicos e o Clube Português de Automóveis Antigos.
 
As certificações têm a validade de quatro anos e um custo variável, consoante a entidade que a emite, se tem condições especiais para sócios ou se é uma primeira certificação ou uma renovação. O custo médio ronda os 55 euros.


TAGS: ACP Clássicos Certificações CPAA IPO Museu do Caramulo


PARTILHAR:

9
Deixe um comentário

Please Login to comment
7 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
9 Comment authors
Renato jorgeArne BossenAugusto Arnaut SantosÉ cada um,lolololA. C. Silva Recent comment authors
Renato jorge
Visitante
Renato jorge

Tenhi um modelo de um carro k ja n e fabricado de 1989 de origem n konheco nenhum por portugal igual

Arne Bossen
Visitante
Arne Bossen

Eu fiz a certificação pelo Museu do Caramulo e nao foi necessário fazer-me sócio. Apenas paguei a verificacao do carro e opcionalmente paguei uma placa identificadora.

Augusto Arnaut Santos
Visitante
Augusto Arnaut Santos

Pois é, temos que ser sócios destas entidades pagar 55 eur. levar as viaturas aos locais para verificação técnica, não acho vantagem nenhuma. Tudo isto é para entreter nós que somos os malucos do ferro venho.

A. C. Silva
Visitante

Se esta certificação, agora apresentada (Isenção de IPO p/ os carros clássicos a partir dos anos ’60’) ; – nos der só a isenção, de 4 em 4 anos. Não vale a pena ( a meu ver) investir nesta modalidade, economicamente. Subentendo; – que p/ aderir, terei que ser sócio de um destes ‘clubes’ , pagando uma cota anual vitalícia, e logo à cabeça terei que pagar + de 50€. Também qualquer carro terá que estar rigorosamente, ORIGINAL; – (o que p/ minha experiencia), – a maioria dos “clássicos” encontram-se PERSSONALISADOS. Ninguém ‘desinveste’ no projeto, que antes investiu perdendo, à… Read more »

Miguel Negrão
Visitante
Miguel Negrão

E para quando a isenção do IC (para os importados) ?

Manuel
Visitante
Manuel

Acho que a partir do momento que tem mais de 30anos deveriam todos ser considerados clássicos, isto acaba por ser descriminatorio, mais uma vez uma lei a portuguesa para os Amigos….!

É cada um,lololol
Visitante
É cada um,lololol

Tem mt interesse em meter um Ax 11re ou tre como clássico ou um opel corsa 1.2swing,ou um clio 1.9d,lololol…tem de ser carros minimament icónicos,míticos q sejam de interesse.

Rogério Gonçalves
Visitante
Rogério Gonçalves

A minha 4l de 1986 é abrangida? 😁

Miguel Jeronimo
Visitante
Miguel Jeronimo

desde que certificada por algum clube competente (ACP Classicos, CPA etc)