Livro “Berliet, Chaimite e UMM - Os Grandes Veículos Militares Nacionais” em produção

Automobilia 17 Nov 2017

Livro “Berliet, Chaimite e UMM – Os Grandes Veículos Militares Nacionais” em produção

Um livro inédito sobre as Berliet, as Chaimite e os jipes UMM está a despertar memórias e experiências vividas há mais de 40 anos em Angola, Moçambique e Guiné. Com o título “Berliet, Chaimite e UMM – Os Grandes Veículos Militares Nacionais”, e escrito por Pedro Manuel Monteiro, o livro terá edição da Contra a Corrente.
 
Mais do que um simples livro de História, esta obra constitui uma memória viva para todos os que, na Guerra do Ultramar, contactaram de perto com veículos tão emblemáticos como os camiões Berliet-Tramagal GBC e GBA e cuja qualidade e robustez permitiu salvar vidas. O livro inclui muitos outros veículos militares montados ou construídos em Portugal e faz o balanço dos 10 anos de história da Pandur, desde o seu fabrico ao uso em território nacional e no estrangeiro.
 
O livro de Pedro Manuel Monteiro só será lançado em Abril de 2018, mas regista já dezenas de pedidos através de uma plataforma de crowdfunding que possibilita aos interessados a reserva de um dos 750 exemplares desta edição exclusiva e numerada, além de outras regalias, como posters autografados do perfil de uma Berliet ou de uma Chaimite, da autoria do ilustrador Paulo Alegria, ou outros livros editados pela Contra a Corrente: “50 Anos Alouette III na Força Aérea”, “Land Rover em Portugal” e “A Evolução da Moto”.
 
A campanha alcançou a marca dos 75% do objectivo nas primeiras duas semanas, assegurando parcialmente os custos da edição e demonstrando que existe procura para livros sobre a história dos veículos militares e dos homens que os utilizaram na Guerra do Ultramar, nas revoluções do 25 de Abril de 1974 e do 25 de Novembro de 1975, bem como em tempo de paz, em Timor-Leste, no Kosovo ou na Lituânia.
 
Mais ainda: esta obra demonstra a qualidade da indústria metalomecânica nacional e o potencial económico do sector da Defesa, uma oportunidade que se reabriu com a revisão da Lei de Programação Militar. Nos próximos meses, um conjunto de patrocinadores terá a oportunidade de se associar ao projecto e apoiá-lo financeira ou institucionalmente. Para mais informações clique aqui.
 
Trata-se de uma obra dividida em duas partes, ricamente ilustrada e apoiada em arquivos e testemunhos na sua maioria inéditos. Tem por base mais de 25 reportagens em unidades militares e fábricas em Portugal e no Kosovo e na Lituânia. Juntam-se mais de 40 entrevistas presenciais a protagonistas chave do 25 de Abril, antigos combatentes do Ultramar e gestores, engenheiros e técnicos de empresas envolvidos no fabrico dos veículos militares.
 
Conhecido historiador dos veículos militares nacionais, Pedro Manuel Monteiro começou a trabalhar neste livro em 2015. Em 2011, publicou a monografia “Military Vehicles of the Portuguese Army” e entre 2008 e 2013, publicou artigos sobre viaturas militares na revista “Motor Clássico”. Especializado em reportagens fotográficas, fez trabalhos com forças militares e nacionais em Portugal, Lituânia e Kosovo. Actualmente vive na Holanda, onde trabalha numa multinacional no sector de bens de grande consumo. Pedro Monteiro colabora com publicações de assuntos militares e é correspondente para Portugal da revista espanhola “Fuerzas Militares del Mundo”.


TAGS: Berliet Chaimite UMM


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment